O hospitalcuf Porto está na lista dos seis nomeados mundiais para o maior concurso de arquitectura do mundo pela distinção do seu projecto arquitectónico. O WAF - World Architecture Festival -, é o maior concurso mundial de arquitectura e realiza-se em Novembro deste ano em Barcelona.
A lista dos melhores projectos mundiais finalistas deste concurso foi divulgada esta semana, e entre os nomeados constam gabinetes de arquitectura portugueses, entre os quais Manuel Ventura e Associados, com o projecto do hospitalcuf Porto.
O maior destaque para Portugal vai para o gabinete Manuel Ventura & Associados com uma nomeação, na categoria Edifícios de Saúde, com o hospitalcuf porto.
O hospitalcuf Porto localiza-se na Estrada da Circunvalação, tem uma área hospitalar de 25.000m2 , 3.500m2 de áreas técnicas, 17.300 m2 de estacionamento para 500 lugares.
Tem uma capacidade de internamento de 148 camas, 1 bloco cirúrgico com 8 salas de cirurgia e 1 bloco dedicado à Obstetrícia com 3 salas de cirurgia. Está equipado com toda a tecnologia de ponta nas áreas de imagiologia e diagnóstico.
O edifício é composto por dois corpos volumétricos sobrepostos. O volume superior é revestido a vidro e aço e está deslocado, com um balanço de 8 metros, sobre o corpo mais opaco, em betão, que forma a base. O volume superior alberga sobretudo segmentos do programa de utilização do público em geral, nomeadamente o internamento, enquanto na base se localizam os sectores mais técnicos, de diagnóstico e intervenção médica e cirúrgica. De salientar o átrio a que se acede a partir da entrada que permite a entrada de luz natural. É um espaço que permite uma visão global do edifício, com uma praça interior.
Neste concurso participaram este ano profissionais de mais de 80 países. O painel do júri internacional é composto por 65 elementos e compreende arquitectos e profissionais da área, bem como críticos de arquitectura.
O concurso está organizado em 27 categorias, sendo numa primeira fase seleccionados os melhores projectos e edifícios por cada categoria. Os nomeados serão depois sujeitos a uma eleição que visa escolher o vencedor da respectiva categoria e posteriormente eleger o melhor edifício e o melhor projecto do ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário