26 agosto 2010

Cinema: Carlos Saura é convidado especial do Douro Film Harvest

O realizador Carlos Saura vai receber no Douro Film Harvest® o prémio Casta D’ouro Convidado Especial, a 9 de Setembro, às 21h30, no Teatro Ribeiro Conceição em Lamego, no quadro da estreia nacional do seu filme “Io, don Giovanni”. O certame decorre nesta cidade e em Sabrosa, Vila Real e Freixo de Espada à Cinta, de 5 a 11 de Setembro.

Depois da actriz Andie MacDowell, em 2009, este ano o Douro Film Harvest® convida o realizador espanhol de filmes como a trilogia “Fados”, “Flamenco” e “Tango”. Consagrado internacionalmente, Saura foi já distinguido com prémios como o Urso de Prata no Festival de Berlim, com o Prémio Especial do Júri de Cannes, recebeu uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro com “Mama cumple cien anos”, tendo vencido um Prémio Especial do Júri em San Sebastian. Em 1990 arrecadou dois Goya como melhor argumento adaptado e melhor realizador.

A actriz Sophia Loren é a homenageada com o Casta D’ouro Carreira, no dia 11 de Setembro, também no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, às 18h00. A Tawny Tribute, dedicada à diva, inclui uma mostra dos seus filmes mais marcantes, que podem ser vistos neste teatro: “Two Women”, “Nine”, “Yesterday, Today and Tomorrow”, “Prét-à-porter” e “Marriage italian style”.

O DFH convida ainda Gustavo Santoalalla a vir ao Douro. Santoalalla é o único artista a ter sido galardoado com dois Óscares na mesma categoria, dois anos seguidos, pelas bandas sonoras de “O Segredo de Brokeback Mountain” e “Babel” e actua na Moon Harvest, sessão especial ao ar livre de “Diários de Motocicleta” no B. B. King Parque, em Sabrosa, a 10 de Setembro, às 22h00.

O músico e compositor marca ainda presença na abertura da nova secção que homenageia o Novo Cinema e que tem no ano inaugural a Argentina como país convidado. A Ruby Selection arranca com a estreia “Nanga Parbat”, de Joseph Vilsmaier (2009/2010), premiado com o Audience Award Trento Film Festival 2010, às 21h30, de dia 8 de Setembro, no Auditório Municipal de Sabrosa. Em cartaz estão ainda “Brokeback Mountain”, “Babel” e “El secreto de sus ojos”.

Muitas antestreias e novas secções
A grande produção moçambicana a partir do livro de Mia Couto “O Último voo do Flamingo” abre, em antestreia, o certame, no quadro da Vintage Selection, que traz à competição as melhores obras de 2009/2010, premiadas nos mais conceituados festivais e cuidadosamente seleccionadas. Esta sessão conta com a presença do autor da obra, bem como do realizador João Ribeiro e do produtor, o duriense Luís Galvão Teles, e está marcada para 5 de Setembro, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, às 21h30.

O mais recente filme de Oliver Stone, “South of the Border”, tem estreia nacional confirmada para 7 de Setembro, às 21h30, nos cinemas Zon Dolce Vita Douro em Vila Real, no quadro da Vintage Selection. Pode, aliás, ser em complemento visto o documentário “Rolling with Stone”, de Sarah Bertrand, que acompanhou Stone na sua viagem pela América Latina.

Na Vintage estreiam ainda a nível nacional “5X Favela”, “Solitary Man”, “Del Amor y Otros Demonios”, “How I ended This Summer” e “Quincas Berro D' Água”, podendo assistir-se também ao filme “O Escritor Fantasma”.

Pela ligação às vindimas e vinho, a programação do Douro Film Harvest® aposta este ano na exibição de Wine&Food Films, apresentados em lugares inusitados. No dia 6, no restaurante DOC, na Régua, está em estreia “El Pollo, El Pez y El Cangrejo Real”, às 21h30, numa sessão com a presença do produtor, Antonio Saura, com o chef Rui Paula a preparar um menu inspirado neste documentário. Ainda no mesmo dia, no Museu do Douro, na Régua, às 18h30, há em antestreia “Blood into Wine”, realizado por Ryan Page e Christopher Pomerenke, e que conta a história de Maynard James Keenan, ao iniciar-se na longa tarefa de trazer credibilidade e notoriedade às vinhas de Green Valley. No dia seguinte estreia também “Jantar de idiotas”, de Jay Roach no Cinema Zon Dolce Vita Vila Real, às 19h30.

É também novidade a Colheita de 70, ano conhecido como de grande riqueza vinícola e cinematográfica, como o provam os filmes “Tristana”, “Investigation of a Citizen Above Suspicion” e “Patton”, em exibição no auditório municipal de Freixo de Espada à Cinta.

O DFH é uma iniciativa da Turismo do Douro, que está a cargo de Manuel Vaz, responsável pelo evento, e com direcção do produtor Ivan Dias. Conta com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, da Estrutura de Missão do Douro e do Turismo de Portugal e tem o Aquapura Douro Valley como hotel oficial. Este ano há uma Comissão de Curadores, constituída por Salvato Telles de Menezes, responsável pela organização de vários certames de cinema nacionais (entre os quais a primeira edição do DFH), e António Saura, conhecido argumentista, produtor de cinema e televisão, que tem marcado presença em vários festivais de cinema internacionais e colhido o reconhecimento da crítica.

O primeiro DHF, que se realizou entre 9 e 13 de Setembro de 2009, superou as expectativas, abrindo caminho para um posicionamento no mapa dos eventos internacionais de cinema europeus. Na edição inaugural, foi homenageado o realizador Milos Forman, com a actriz Andie MacDowell e o compositor Kyle Eastwood como convidados especiais.

Mais informações em http://www.dourofilmharvest.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário