26 agosto 2010

Entretenimento: Transmissão da Ópera "Rigoletto"

Nos dias 4 e 5 de Setembro, a RTP2 transmite em directo de Itália a ópera "Rigoletto" de Giuseppe Verdi. Placido Domingo no papel principal e o Maestro Zubin Mehta na direcção da Orquestra Sinfónica Nacional da RAI são garantia da excelência desta produção inédita.

Em directo de Mantova, a RTP2 emite nos próximos dias 4 (às 19h30) e 5 de Setembro (à s 13h00 e às 22h30) o espectáculo RIGOLETTO A MANTOVA.

"Rigoletto" é uma ópera em três actos do compositor Giuseppe Verdi, com libreto de Francesco Maria Piavi baseado na peça "Le Roi S’Amuse", de Victor Hugo. É a história funesta da paixão do Duque de Mantova por Gilda, ingénua filha do corcunda Rigoletto. Por lhe ter raptado a filha, Rigoletto contrata Sparafucile para matar o duque. Influenciado pela irmã, que é apaixonada pelo duque, o assassino mata Gilda e entrega o corpo ao pai da jovem. "Rigoletto" estreou no teatro La Fenice de Veneza em Março de 1851.

RIGOLETTO A MANTOVA é a recriação da ópera de Verdi num espectáculo que mistura a música com o cinema e a televisão e que será transmitido em directo para 138 países a partir de três locais distintos da cidade de Mantova: o Palazzo Ducale, o Palazzo Te e a Casa di Sparafucile. A realização está a cargo de Marco Bellocchio.

Este acontecimento cultural produzido pela RAI é também uma sofisticada operação audiovisual, que envolve inúmeros meios e profissionais de televisão. Os tr&e circ;s locais-cenário da cidade de Mantova foram escolhidos por forma a criar o ambiente mais adequado à história do Duque de Mantova e da doce Gilda.

Sem comentários:

Enviar um comentário