31 agosto 2010

Turismo: Destinos a visitar antes que desapareçam

Agora que a UNESCO actualizou a sua lista de paisagens mundiais em perigo, Hotéis.com aconselha uma visita a estes destinos, antes que seja tarde demais. Respeitando ao máximo a zona visitada, o objectivo é que o visitante fique a conhecer estes locais de beleza rara antes que estes sejam alterados.

Catedral Bagrati e Mosteiro Gelati (Geórgia)
A Catedral Bagrati, construída entre os sécs. X e XI, foi parcialmente destruída mas as suas ruínas encontram-se ainda no centro de Kutaisi. O Mosteiro Gelati, erigido entre os sécs. XII e XVII perto de Kutaisi, corresponde a um complexo com azulejos e pinturas de parede, preservando também ainda muitos murais e manuscritos. Inclui a Igreja da Virgem, e as igrejas de S. Jorge e S. Nicolau, do séc. XIII, e recebeu alguns dos principais cientistas, teólogos e filósofos da Geórgia. Foi reconhecido pela Unesco como património da humanidade em 1994 e, em 2010, colocado na lista de locais em perigo. Juntamente com a Catedral Bagrati, representam o início da arquitectura medieval na Geórgia.
Onde ficar: Vila Reta – Poti, ****

Selva tropical de Atsinanana (Madagáscar)
A selva tropical de Atsinanana, na província de Toamasina, corresponde a seis parques nacionais na zona Este da ilha de Madagáscar, responsáveis pela manutenção da biodiversidade da ilha, incluindo a sua história geológica, que evolui de forma independente desde há 60 milhões de anos. Madagáscar serve de habitação a muitas espécies ameaçadas, bem como espécies raras, nomeadamente primatas e lémures. Este local precisa de ser protegido devido ao facto de ser crucial para um grande número de processos ecológicos essenciais à biodiversidade da ilha. Adicionalmente, tem servido de refúgio a espécies cujo habitat é ameaçado e portanto revela-se cada vez mais importante, perante as alterações climáticas.
Onde ficar: Sunny Hotel Sambava, ***

Túmulos dos Reis do Buganda (Uganda)
Os túmulos dos Reis do Buganda, em Kasubi, definem um local de cerca de 30 hectares na zona de Kampala. É constituído por uma montanha e no topo encontra-se o palácio dos Kabakas de Buganda, erigido em 1882 e convertido em cemitério real em 1884. A arquitectura é composta por materiais orgânicos, como madeira, sapé, junco e vime, mas são acima de tudo as características intangíveis que lhe definem a identidade. Este é o local religioso mais activo do reino, uma obra-prima da criatividade humana no que respeita à sua concepção e execução, e marcado pela história, tradições e valores espirituais.
Onde ficar: Kampala Serena Hotel, *****

Parque Nacional de Everglades (Estados Unidos da América)
O Parque Nacional de Everglades, na Flórida, é famoso pela sua riqueza de espécies e pela enorme variedade de habitats aquáticos, tornando-o num local de excepção para pássaros e répteis. É a maior área selvagem subtropical do continente norte-americano e inclui o maior ecossistema de mangue do hemisfério ocidental. A sua variedade de espécies selvagens subtropicais e temperadas é única nos Estados Unidos. Representa um ecossistema frágil e o declínio do habitat húmido resulta no facto de, desde o início do séc. XX, 95% da população de aves ter desaparecido.
Onde ficar: The Deauville Beach Resort, ***

Sem comentários:

Enviar um comentário