29 agosto 2010

Motor: Mercedes-Benz SLS AMG E-CELL

A Mercedes-AMG aceita os desafios propostos para desenvolver motorizações para o futuro: o novo SLS AMG E-CELL é prova viva do notável desenvolvimento de um super desportivo equipado com uma unidade propulsora eléctrica com zero emissões. Com 392 kW (533 cv) de potência e 880 Nm de binário, este magnífico automóvel eléctrico atinge uma excepcional performance, fazendo parte da estratégia da Marca, denominada "AMG Performance 2015", cujo objectivo é reduzir o consumo de combustível e o nível de emissões de CO2.

Com o SLS AMG E-CELL, a Mercedes-AMG revela o seu mais recente projecto - um imponente super desportivo isento de emissões. A Marca de performance da Mercedes-Benz lança assim uma inovadora solução para os automóveis super desportivos, posicionando-se entre os pioneiros neste segmento de mercado.

O sistema de propulsão apresenta impressionantes características, com quatro motores eléctricos sincronizados com um pico de potência de 392 kW (533 cv) e um binário máximo de 880 Nm. Cada um dos quatro compactos motores eléctricos atinge 12.000 rpm, estando incorporados junto das rodas.

Aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4 segundos

No que respeita a dinâmica, o SLS AMG E-CELL acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4 segundos, o que o coloca quase ao mesmo nível do SLS AMG, com motor V8 de 6,3 litros, 420 kW (571 cv) de potência e que acelera até aos 100 km/h em 3,8 segundos. Outros extraordinários atributos são conferidos a este modelo graças à ágil capacidade de resposta do acelerador à sua performance linear: ao contrário do motor de combustão, o binário disponibilizado por um motor eléctrico é instantâneo, sendo o binário máximo disponibilizado logo no arranque.

Quatro motores, quatro rodas: a inteligente e permanente tracção integral do SLS AMG E-CELL assegura uma condução dinâmica ao mais alto nível, proporcionando também a melhor segurança activa e garantindo uma perfeita tracção às quatro rodas. Deste modo, este especial modelo é capaz de “electrizar” o condutor com uma sensação ímpar.

Bateria de iões de lítio de grande capacidade
O SLS AMG E-CELL integra uma bateria de iões de lítio de alta voltagem, de design modular, com 48 kWh de energia e uma capacidade de 40 Ah. Outra característica técnica importante é o circuito paralelo dos módulos individuais da bateria, que também ajudam a maximizar a segurança, a fiabilidade e a vida útil da bateria. A bateria de 400 Volts é carregada em função de uma recuperação durante a travagem, enquanto o automóvel está em andamento.

Comando electrónico de elevada performance e arrefecimento de componentes
Um sistema electrónico de elevada performance converte a corrente continua da bateria em corrente alterna trifásica requerida para os motores sincronizados, regulando o fluxo de energia necessário para todas as operações. Dois circuitos de refrigeração de baixa temperatura asseguram que os quatro motores eléctricos e a electrónica da potência sejam mantidos a uma temperatura de trabalho uniforme. Um circuito separado de baixa temperatura é responsável pelo arrefecimento da bateria de iões de lítio. Em caso de temperaturas ambientes baixas, a bateria é rapidamente mantida à temperatura operativa com o apoio de um aquecimento eléctrico. Isto ajuda a preservar a vida útil da bateria. Se a temperatura externa for extremamente alta, o circuito de arrefecimento da bateria será auxiliado através do sistema de ar condicionado.

Óptima distribuição do peso e baixo centro de gravidade
O novo “Asas de Gaivota” encontra-se equipado de forma ideal para a integração de tecnologia de alta performance e isenta de emissões. Os quatro motores eléctricos e as duas caixas de velocidades estão posicionados ao centro dos eixos na parte inferior do automóvel. O mesmo aplica-se à bateria modular de alta capacidade, cujos módulos estão instalados à frente, no compartimento do motor, no túnel central e atrás dos bancos. As vantagens desta solução incluem o baixo centro de gravidade do automóvel e a equilibrada distribuição do peso, sendo estas as condições ideais para um excelente comportamento.

Travões AMG em compósito cerâmico
A travagem do veículo processa-se com a ajuda de travões AMG em compósito cerâmico, disponíveis opcionalmente, que apresenta uma distância de travagem extremamente curta. Os discos de grande dimensão (402 x 39 mm à frente e 360 x 32 mm atrás), construídos em cerâmica de fibra de carbono reforçada, apresentam um design integral e estão ligados a uma estrutura em alumínio. Os discos dos travões em cerâmica são 40% mais leves do que os convencionais discos dos travões em ferro fundido.

Faróis de LED
O emocionante design purista deste modelo apresenta uma série de pequenas mas extremamente eficientes modificações. Na secção dianteira, os faróis em LED, com luzes de condução diurna integradas, chamam de imediato a atenção dos condutores. Estes ajudam a optimizar a eficiência energética porque requerem menos potência relativamente aos habituais faróis Bi-Xenon. A grelha do radiador de maior dimensão também apresenta um novo visual, dispondo agora de lamelas transversais em vez de uma grelha em formato de diamante. As saídas de ar no capot e as saias laterais também foram modificadas para realçar a aerodinâmica. Todos os elementos ornamentais em cromado ou em silver shadow, de série no SLS AMG, apresentam-se agora na cor preto mate.

Interior com novo painel de instrumentos
A transformação de um super desportivo movido a gasolina para um com motor eléctrico exigiu algumas alterações específicas no interior, como por exemplo uma nova configuração do painel de instrumentos AMG e da consola central. O novo painel de instrumentos indica a velocidade, o nível da carga da bateria e a sua autonomia. Na nova consola central está integrado um touchscreen que o condutor e acompanhante podem utilizar para operar comodamente o sistema áudio, funções de climatização e de navegação, bem como obter informações sobre o fluxo de energia dos quatro motores eléctricos.

A unidade de condução AMG, que está direccionada no sentido do condutor, dispõe de botões para o arranque do motor, as funções do ESP®, a função memória AMG e os extensíveis difusores dianteiro e traseiro. Através de três novos botões, o condutor pode seleccionar facilmente entre o modo P, R e D.

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