31 agosto 2010

Livro: Primeira República - Do Sonho à Realidade

A Primeira República é um dos períodos mais complexos da história portuguesa, encontrando-se ainda pouco aprofundado. António José Telo, historiador de autoridade confirmada, apresenta-nos agora, em dois volumes, um extraordinário contributo para a compreensão do enquadramento social e político de uma das primeiras repúblicas da Europa.

Em 1911 foi aprovada uma constituição republicana, em que transpareciam os ideais dos seus fundadores, uma das propostas ideológicas e políticas mais avançadas da Europa. Mas a realidade seria bem diferente e desde logo surgiram importantes fracturas na sociedade portuguesa, especialmente devido à separação do Estado e da Igreja, que se reflectiriam também dentro do partido republicano, e em pouco tempo as clivagens políticas transformavam-se num verdadeiro assalto ao poder.

Finalmente a guerra de 1914-1918 veio radicalizar ainda mais os antagonismos devido à falta de consenso acerca da participação de Portugal numa guerra para que não estava preparado. Este primeiro volume termina com o rescaldo da guerra e ascensão política de Sidónio Pais, a quem será dedicado um capítulo no volume II.

António José Telo é professor catedrático de História na Academia Militar. É autor de uma vasta obra no campo da História, Defesa e Relações Internacionais, onde se contam 20 livros e mais de 120 artigos e colaborações em obras colectivas, publicados em cinco países.

GÉNERO: Não Ficção e Ensaio, História.

Editora: Editorial Presença
Pv: 27,83€

Sem comentários:

Enviar um comentário