27 agosto 2010

Motor: Nova geração Classe R

A nova geração do Classe R apresenta-se com um design ainda mais apelativo, com uma secção dianteira redesenhada, motores optimizados e uma série de remodelações interiores ao nível do conforto e da segurança. Em Setembro chegam as primeiras unidades a Portugal.

Os designers da Mercedes-Benz remodelaram o Classe R conferindo-lhe um visual harmonioso da secção dianteira à traseira. Além do capot, os guarda-lamas, a grelha do radiador, os faróis e os pára-choques foram completamente redesenhados. Opcionalmente estão disponíveis luzes LED para condução diurna, em combinação com faróis Bi-Xenon para realçar ainda mais o visual do Classe R.

Lateralmente, o Classe R apresenta linhas semelhantes às de um Coupé. Um agradável contraste em relação aos habituais veículos de grande dimensão. Entre as alterações efectuadas na nova geração, destaque para os retrovisores exteriores modificados e o design das jantes, estas disponíveis no design de 5 raios, de 5 raios duplos ou de 10 raios das 17” às 21”. O novo revestimento do pára-choques, bem como a unidade óptica traseira e a saída de escape modificada, atribuem-lhe um visual mais largo. O Classe R apresenta ainda uma nova cor “Branco Diamond”.

Ambiente descontraído, quer em longas viagens quer na utilização diária
A nova geração do Classe R foi concebida para proporcionar um ambiente descontraído e seguro ao dispor, de série, cinco assentos na versão curta ou longa, sendo igualmente possível uma configuração com quatro, seis ou mesmo sete lugares. De série, o Classe R está equipado com bancos para o condutor e acompanhante de ajuste eléctrico. Opcionalmente, estão disponíveis bancos dianteiros multicontorno, com sistema de ventilação e aquecimento, integralmente ajustáveis e com função Memória.

Os estofos na combinação de tecido Aspen e pele ARTICO fazem parte das especificações do interior. O revestimento do interior em duas tonalidades é uma novidade nesta gama: a cor de base bege Almond pode combinar-se com a cor castanho Mocha. Em alternativa, também está disponível a cor de base cinzento Alpaca em combinação com o cinzento Basalto escuro. As duas combinações de cores são utilizadas no tablier, volante, consola central, bancos, revestimento das portas e cobertura do chão. A pele Confort de uma só tonalidade é de série em combinação com o Pack Desportivo Interior AMG. Estão ainda disponíveis aplicações em alumínio escovado escuro e cromada, sendo igualmente possível escolher madeira de eucalipto brilhante, raíz de nogueira brilhante ou Álamo antracite brilhante.

Outra vantagem do Classe R é o amplo e versátil compartimento de carga. Na versão curta dispõe de uma capacidade de carga até 1.950 litros, já na versão longa esta passa para 2.385 litros. Em todas as variantes de cinco lugares existe um compartimento porta-objectos por baixo do chão do compartimento de carga. A porta traseira EASY PACK, opcional, pode ser operada através de um botão colocado na porta da bagageira ou pela chave de comando. Todos estes atributos tornam o Classe R no automóvel mais versátil e espaçoso de toda a gama de automóveis de passageiros Mercedes-Benz.

Económicos sistemas de propulsão
Adicionalmente às modernas versões a gasolina adoptadas do modelo anterior, o Classe R está agora disponível com uma gama de optimizados motores a Diesel, conferindo uma maior performance a este modelo. O R 300 CDI BlueEFFICIENCY consome 7,6 l/100 km*, menos 7% de combustível relativamente ao seu antecessor. O R 350 CDI 4MATIC combina as elevadas prestações de um modelo V8 com o baixo consumo de um motor V6. Este apresenta um consumo de 8,5 l/100 km* de combustível, o que significa menos 0,8 litros que o modelo que agora substituí. Anteriormente debitava uma potência de 165 kW (224 cv), tendo esta aumentado para 195 kW (265 cv) e disponibilizando um binário de 620 Nm.

Com o R 350 BlueTEC 4MATIC, a Mercedes-Benz oferece um dos motores diesel mais limpos do mundo. Este V6 debita uma potência de 155 kW (211 cv) e um binário de 540 Nm. No entanto foi possível reduzir o nível do consumo de combustível e as emissões de CO2 mantendo as elevadas prestações. Equipado com o sofisticado sistema de controlo de emissões AdBlue©, este consome em média menos 0,3 litros. Daí resulta que este modelo corresponde, desde logo, aos valores estabelecidos para 2014 referentes à norma EU6. Todas as outras versões a gasolina ou Diesel do Classe R cumprem actualmente a norma EU5.

PVP: Desde 73.108,33€

Sem comentários:

Enviar um comentário