30 agosto 2010

Entretenimento: República das Perguntas na RTP2

Os meninos e as meninas de 2010 não são todos iguais e vivem em contextos muito diferentes. Em 1910 também era assim. Mas os meninos e as meninas de hoje não fazem ideia de como era ser criança há 100 anos. Mais do que lhes ensinar a história da República, a RTP2 investiu numa série de ficção para permitir às crianças de hoje fazerem amigos da mesma idade no princípio do século XX.

“República das Perguntas” é a série que a RTP2 de senhou para celebrar o centenário da República junto do seu público infantil (entre os 8 e os 10 anos). Através da ficção, meninos e meninas de carne e osso e dessa mesma faixa etária vão mostrar como era ser criança no tempo em que a República dava os seus primeiros passos em Portugal. Vão, sobretudo, viver situações que respondem às perguntas sobre como naquele tempo viviam as realidades que marcam o quotidiano dos meninos e meninas de hoje: Como era ir à escola? Tinham semanada? Quais eram os telemóveis daquele tempo? Como eram os jogos e brincadeiras? Ao todo, 30 perguntas para viajar 100 anos para trás acompanhados do Galo Columbano.

Uma série educativa de grande qualidade – imaginada e desenhada por uma vasta equipa coordenada por Tere sa Paixão – a emitir a partir de 4 de Outubro próximo.

O primeiro episódio, a exibir no dia 4 de Outubro, explica o que é uma monarquia e “como se fica Rei “.

O segundo episódio, a exibir no dia 5 de Outubro, explica o que é uma república e “como se fica Presidente”.

A partir do terceiro episódio vamos mostrar às meninas e aos meninos de hoje como, há 100 anos, se mandavam SMS, a que se brincava, como se escovavam os dentes, como eram os hospitais, a escola, o cinema, as roupas, as festas de família e de amigos e muitos outros assuntos da vida quotidiana.

República das Perguntas parte sempre de uma pergunta. E quem responde é o galo Columbano.

Rogério Ceitil, realizador de séries de culto como “Duarte e Companhia”, regressa com República das Perguntas à realização.

Pedro Cavaleiro Ferreira escreveu os 30 guiões desta história.

Marta Lapa e Rui Mendes são dois dos actores que entram nesta série.

Mas os verdadeiros protagonistas são: Maria Jorge Fonseca, Catarina Cardoso, Laura Campos, Sandra Silva, Mafalda Figueiredo, Daniela Pinto. Diogo Carvalho, João Diogo, Diogo Carmona, Tiago Frazão, Francisco Gomes, Bruno Belardo, Pedro Ceitil.

São 30 episódios de 10 minutos que vão acrescentar às tardes do Zig Zag a primeira série histórica feita em Portugal para crianças dos 8 aos 12 anos. República das Perguntas teve o apoio científico do Museu da República e da Resistência.

Sem comentários:

Enviar um comentário