22 outubro 2009

Musica: Concertos Barrocos revisitados no Museu do Oriente


Vivaldi, Pergolesi e Handel, são os compositores em destaque no espectáculo que os Solistas da Metropolitana apresentam no Museu do Oriente, a 23 de Outubro, às 21h30, numa revisita aos concertos barrocos, típicos da primeira metade do século XVIII.


Plena de contrastes, a música barroca caracteriza-se por efeitos expressivos que vão desde a alegria fulgurante à mais intensa comoção, com especial ênfase na profusão dos recursos instrumentais.

Nos concertos barrocos, era usual que um grupo constituído por instrumentos de cordas se opusesse a um instrumento solista, estabelecendo diálogos “combativos” alternados com momentos em que todas as partes se uniam em apoteose.

Neste programa, músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa juntam-se num agrupamento de dimensão semelhante ao que se praticava na primeira metade do século XVIII, para interpretar algumas composições que correspondem ao auge deste género.

Este é o primeiro de uma série de concertos, que se realizam mensalmente até ao Verão de 2010, no âmbito de uma parceria entre o Museu do Oriente e a Orquestra Metropolitana de Lisboa.


Concertos Barrocos

23 de Outubro
21h30
Auditório – Museu do Oriente
M/3
Duração aprox: 60 minutos, sem intervalo
Preço: € 10,00
Co-produção: Fundação Oriente/Orquestra Metropolitana de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário