29 outubro 2009

Exposição: Aventura da Terra


“A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução” é uma exposição organizada pelo Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa, a inaugurar no dia 19 de Novembro de 2009.



Trata-se de uma exposição que convida o público a debruçar-se sobre a evolução da Terra, começando pela origem do próprio Universo. Ou seja, uma verdadeira viagem pelo tempo geológico onde a vida demorou a diversificar-se.


“Todos os Museus de História Natural nos contam a história da Terra desde o Big Bang, porém, encurtam-na. Comprimem o tempo de forma a mostrar essencialmente os assuntos sobre os quais existe uma profusão de informação, ou seja, a história mais recente” esclarece Maria Amélia Martins-Loução, Coordenadora do Projecto Expositivo, adiantando que “A investigação científica, servindo-se da inovação tecnológica, permite-nos hoje extrapolar o que foi a Terra desde há 4600 milhões de anos. “


A Aventura da Terra, apoiada nos mais recentes avanços científicos, explora todos os detalhes aceites pela generalidade dos cientistas e inova ainda ao contar a história do nosso planeta.


A maior inovação consiste em transportar o visitante através do tempo, possibilitando finalmente o interiorizar da passagem do tempo e a pegada geológica, pois o público em geral não possui uma noção ajustada dos valores quando os dígitos se elevam aos milhões. A exposição visa também proporcionar a noção do tempo para um planeta, a Terra. Algo que, a nível mundial, ainda não fora feito em termos expositivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário