27 outubro 2009

Fotografia: Besa e World Press Photo promovem fotografos angolanos


Dando seguimento ao seu contributo para a dinamização cultural e artística de Angola, o Banco Espírito Santo Angola (BESA), irá promover uma mostra inédita de cinco fotógrafos africanos na Cimeira Internacional do Planeta Terra, de 19 a 22 de Novembro. Esta é uma parceria BESA/World Press Photo (WPPh), que além da exposição, envolve ainda um Concurso e Workshop de Fotografia dirigidos a artistas angolanos.



Em exposição estarão os trabalhos de fotógrafos oriundos de cinco países africanos – Angola, Gana, Zimbabué, Quénia e Tanzânia - que, durante o mês de Outubro, percorrerão províncias de Angola para retratar temáticas relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente “águas profundas”, “terra e saúde”, “recursos energéticos”, “solos” e “megacities”.


O BESA irá aproveitar a sua presença na Cimeira Internacional, na sequência da sua distinção como “Banco do Planeta” pela UNESCO, para, através da mostra, dar a conhecer ao mundo os artistas e o legado cultural de Angola e de África e, paralelamente, sensibilizar para a preservação do planeta e dos recursos naturais.


Segundo Álvaro Sobrinho, Presidente do Banco Espírito Santo Angola, “esta iniciativa alia duas das principais prioridades da nossa estratégia e filosofia enquanto empresa: o apoio à arte e à cultura, que temos vindo a dinamizar activa e positivamente através do projecto BESACultura, e o nosso compromisso com as questões que envolvem a preservação do planeta e o seu futuro sustentável. E esta Cimeira, pela sua relevância e missão, constitui a oportunidade de excelência para a exposição.”


A parceria entre o BESA e o WPPh não se encerra na exposição. As entidades têm vindo a colaborar mutuamente em iniciativas que visam promover a fotografia em Angola, nomeadamente a 2ª edição do Concurso BESAfoto e um Workshop de Fotografia, coordenado pelo WPPh. Inseridas no âmbito do projecto BESACultura, criado pelo BESA para promoção da arte e cultura angolanas, as iniciativas visam fomentar o profissionalismo e a partilha de conhecimentos nesta arte, em crescente evolução no país africano.


Para a organização do WPPh, “é com grande honra que participamos nesta notável iniciativa, promovida pelo BESA. Não apenas pelo seu contributo para uma maior compreensão dos problemas sociais, culturais e ambientais do planeta, mas também pela plataforma única que este evento representa para que estes excepcionais artistas africanos partilhem a sua visão com o mundo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário