22 outubro 2009

Distinção; Adriano Moreira homenageado com Prémio Ciência e Cultura


Político, deputado, advogado, internacionalista, politólogo, sociólogo e professor, Adriano Moreira vê a sua carreira distinguida pela Fundação Luso-Brasileira, com a atribuição do Prémio Ciência e Cultura, numa gala que se realiza a 30 de Outubro, às 20h00, no Salão Preto e Prata, do Casino Estoril.



Licenciado em Direito, pela Universidade de Lisboa, Adriano Moreira destaca-se pelo percurso académico, que inclui o doutoramento em Direito pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e pela Universidade Complutense de Madrid.


O professor contribuiu, decisivamente, para a reforma do ISCSP e para o início do estudo de ciências como a Sociologia, a Ciência Política, as Relações Internacionais e, outras relacionadas, como a Estratégia e a Geopolítica.


É professor de Relações Internacionais, há cerca de 40 anos, no Instituto Superior Naval de Guerra, da Escola de Comandos e Estado Maior, na Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde organizou o Instituto de Relações Internacionais e Direito Comparado (IRICO), e na Universidade Católica Portuguesa.


Foi ministro do Ultramar entre 1961 e 1963, tendo criado os Estudos Gerais Universitários de Lourenço Marques e Luanda.


Adriano Moreira é membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Pernambucana de Letras, da Academia Internacional de Direito e Economia de S. Paulo, da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia de Marinha, da Academia de Ciencias Morales y Politicas de Madrid e da Academia Portuguesa da História.


Além dos cargos públicos ocupados, desde jovem, e de diversas condecorações atribuídas, o currículo de Adriano Moreira inclui, ainda, a fundação da Academia Internacional da Cultura Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário