22 outubro 2009

Exposição: "O País em....Presépios"


O tema do nascimento de Jesus, suscitou ao longo dos séculos, o interesse das comunidades artisticas um pouco por todo o mundo. Portugal não foi – e não é – excepção, e desse interesse “nasceram” obras de grande relevo, quer a abordagem seja mais clássica ou mais contemporânea.



E sem esquecer a vertente mais “clássica”, a abordagem contemporânea de temas considerados tradicionais, tem assumido – desde há uns anos – um lugar de relevo na actividade de “A Arte da Terra” em geral e no universo das suas exposições, em particular.


Os constantes desafios a artistas de diferentes áreas (artesãos, escultores...) para nos daram a sua visão de temas clássicos ou tradicionais, teem resultado - de forma inequivoca - em obras de grande qualidade, revelando olhares artisticos plenos de originalidade...


E é o retrato artistico de um país, onde tradicão e modernidade se conjugam de uma forma – provavelmente – unica, país que conta no seu “espólio” com artistas de grande qualidade, que está presente nesta Exposição de Presépios a ter lugar em “A Arte da Terra” (um projecto dedicado á cultura portuguesa, sediado num magnifico edificio, antigas cavaleriças da Sé), na Rua Augusto Rosa nº 40, junto á Catedral lisboeta, de 18 de Novembro a 10 de Janeiro de 2010.


Perto de uma centena de artesãos e escultores, de diferentes correntes artisticas e diferentes gerações, apresentam mais de meio milhar de peças sobre o clássico tema do Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário