22 outubro 2009

Imobiliário: Vulcano integra Segunda Fase do Programa Solar Térmico 2009


A Vulcano, marca líder em soluções de água quente e especialista em energias renováveis, integra o conjunto de fornecedores seleccionados para a Segunda Fase do Programa Solar Térmico, anunciada pelo Ministério da Economia e da Inovação, em associação com o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto. Esta medida, em vigor desde o passado mês de Agosto, compreende o alargamento do Programa de Incentivos à Utilização de Energias Renováveis a Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS) e Associações Desportivas de Utilidade Pública (ADUP).



Estas entidades sem fins lucrativos passam a poder beneficiar de condições óptimas na aquisição dos sistemas solares térmicos da Vulcano para a produção de águas quentes sanitárias (banhos e cozinhas) ou aquecimento de piscinas, através da comparticipação a fundo perdido de até 65% do investimento e da possibilidade de recurso a linhas de crédito com taxas de juro reduzidas. Este alargamento do Programa Solar visa atingir cerca de três mil instituições IPSS, o que inclui Misericórdias, Cooperativas, Casas do Povo e Associações Mutualista e cerca de 1200 associações e clubes com utilidade pública.


Com recurso a energia solar, uma energia limpa, inesgotável e gratuita, os Sistemas Solares da Vulcano significam importantes vantagens económicas e ambientais, benefícios especialmente relevantes se tivermos em conta os elevados consumos energéticos inerentes ao abastecimento de águas quentes sanitárias dos balneários e piscinas de lares, creches, clubes e associações desportivas, e a sua limitada capacidade financeira. Estes equipamentos vão permitir uma significativa poupança económica, permitindo a redução até 75%, em média e por mês, na factura de aquecimento de águas (podendo mesmo ascender aos 100% em meses de maior exposição), e ainda benefícios para o meio ambiente ao reduzir as emissões de CO2 em cerca de 400 kg anuais por m2 instalado.


Recorde-se que o Programa Solar Térmico, promovido pelo Governo, arrancou em Março de 2009, no âmbito do Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética (“Portugal Eficiência 2015”). Inicialmente limitado a particulares, o programa permite a aquisição de uma solução chave-na-mão, com importantes incentivos financeiros e fiscais, bem como apoio ao crédito com taxas muito bonificadas (Euribor a 3 meses + 1.5%).


A Vulcano foi a primeira marca a integrar o Programa Solar do Governo, tendo um contributo decisivo na dinamização e crescimento exponencial da produção de energia solar térmica destinada ao consumo doméstico. Portugal beneficia de uma elevada exposição solar, contando com 2200-3000 horas de radiação, bastante acima das tradicionais “potências” europeias como a França, Inglaterra ou Alemanha, pelo que se impõe premente potenciar ao máximo este recurso natural, inesgotável e gratuito para uma maior eficiência energética e preservação do meio ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário