14 janeiro 2011

Motor: Renault 100% eléctricos nos taxis de Lisboa

O mês de Janeiro de 2011 é histórico para a Renault, para a cidade de Lisboa, mas também para a mobilidade eléctrica. A Renault Portugal e a Autocoope assinaram uma carta de intenções que pressupõe a intenção de encomenda, pela cooperativa de táxis de Lisboa, de dez Renault Z.E. (entre os quais o Fluence Z.E.) no último trimestre deste ano. O objectivo? A cidade de Lisboa ser pioneira numa frota de táxis com veículos zero emissões!

Está dado o primeiro passo para um novo paradigma de mobilidade e logo no domínio dos transportes públicos. Se a Agência Portuguesa do Ambiente já considerou a Avenida da Liberdade uma das mais poluídas da Europa, devido às emissões poluentes dos escapes dos automóveis e às especificidades da artéria, a verdade é que o futuro promete ser diferente.

No coração das grandes cidades vão passar a coabitar os motores 100% eléctricos que não necessitam sequer de escapes, pelo facto de serem zero emissões em utilização. E se o interesse de particulares ou de frotas empresariais pelos veículos eléctricos não é propriamente novidade, o acordo que a Renault estabeleceu esta semana não deixa de ter contornos inéditos, pelo facto de representar um novo paradigma de mobilidade e logo numa área tão específica como a dos transportes públicos.

Na realidade, a Renault Portugal e a Autocoope – Cooperativa de Táxis de Lisboa, assinaram uma carta de intenções que pressupõe a intenção de encomenda, por aquela entidade, de dez Renault Z.E. (incluindo o Fluence Z.E.). Dez unidades que vão integrar aquela que é uma das maiores frotas de táxis do país. Ou seja, os lisboetas e a imensa população flutuante que diariamente visita a capital, desde portugueses a estrangeiros, vão poder recorrer a táxis cem por cento amigos do ambiente em utilização.

A cidade de Lisboa arrisca-se, assim, a ser a primeira ou uma das primeiras cidades do Mundo a propor, dentro da sua frota, táxis 100% eléctricos, com a Renault a ser a marca escolhida para esse efeito, na sequência do acordo que foi estabelecido, esta semana, com a Autocoope – Cooperativa de Táxis de Lisboa.

“Em função do anúncio da comercialização do Renault Fluence Z.E. no segundo semestre, rapidamente chegámos à conclusão que podia ser uma excelente solução para a nossa cooperativa”, reconhece Carlos Ramos, o presidente da direcção da Autocoope. “Os reduzidos custos de utilização, a menor manutenção e a necessidade de contribuirmos para uma cidade com melhor qualidade de vida ambiental, foram os principais factores que justificaram a assinatura desta carta de intenções com a Renault Portugal. “O acordo estabelece que o negócio é feito no último trimestre deste ano, pelo que é com orgulho que vamos poder servir a população com uma frota de táxis zero emissões e silenciosos”.

De acordo com Vítor Costa, vice-presidente da direcção da Autocoope, “para além das questões relacionadas com a economia e com o ambiente, a opção pelo Renault Fluence Z.E. assentou, igualmente, nas características do modelo em aspectos como a habitabilidade, o espaço para carga e o conforto (seja para os ocupantes, como para o motorista), bem como pelas garantias da existência de uma rede de pontos de recarregamento”.

Na cerimónia informal de assinatura da carta de intenções, Miguel Oliveira, director de vendas da Renault Portugal, salientou que “este acordo faz jus às características do veículo 100% eléctrico, como solução de mobilidade – por excelência! – dos meios urbanos. A adesão de uma companhia de táxis à gama zero emissões da Renault constitui um motivo de orgulho para a marca, justificando a aposta e o enorme investimento que está a ser feito neste novo paradigma de mobilidade. Uma maior consciencialização ambiental, mas também a racionalidade da economia a isso obriga, pelo que, em breve, Lisboa vai ser a primeira ou uma das primeiras cidades do Mundo a poder oferecer táxis 100% eléctricos zero emissões, à sua população residente e flutuante”.

A Renault é a primeira marca a apostar na comercialização de uma gama de veículos 100% eléctricos. Uma gama verdadeiramente acessível a todos:

• Renault Fluence Z.E., uma berlina familiar, com comercialização prevista para o Outono deste ano, pelo preço de 22.000€ + IVA (não inclui incentivo governamental de 5.000€);
• Renault Kangoo Z.E., um comercial ligeiro, com comercialização prevista para o Outono deste ano, pelo preço de 20.000€ + IVA (não inclui incentivo governamental de 5.000€).
• Renault Twizy Z.E., um veículo urbano, com comercialização prevista para o final deste ano;
• Renault Zoe Z.E., uma berlina compacta, com comercialização prevista para meados do próximo ano.

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