12 janeiro 2011

Cultura: Sons da Indonésia regressam ao Museu do Oriente

O gamelão, um instrumento de percussão típico da Indonésia, volta a estar em destaque no Museu do Oriente com a 3ª Escola de Gamelão da Ilha de Java, que decorre entre 26 de Janeiro e 26 de Março, sob a orientação de Elizabeth Davis.

Escolas, crianças com necessidades educativas especiais, famílias, músicos e adultos são os diferentes públicos-alvo desta escola, composta por cinco workshops distintos, cujo objectivo comum é proporcionar a todos a possibilidade de manusear uma grande variedade de instrumentos de percussão, como os metalofones, xilofones, gongos, tambores, entre outros.

Os workshops são leccionados pela professora Elizabeth Davis, que estudou gamelão na Indonésia, em 2007, a convite da Fundação Oriente.

Licenciada pela Universidade de Nottingham e pela Royal Academy of Music (Londres), Elizabeth Davis é, desde 1993, coordenadora de naipe de percussão da Orquestra Sinfónica Portuguesa. Entre outras colaborações, já trabalhou com as Orquestras Sinfónica da BBC, de Câmara da Europa, do Covent Garden e, como solista, com a Sinfónica Portuguesa, Nacional do Porto e com a OrchestrUtópica.

Sem comentários:

Enviar um comentário