13 janeiro 2011

Cinema: Complexo – Universo Paralelo chega ás salas de cinema

O filmedocumentário “Complexo – Universo Paralelo”, estreia hoje, dia 13 de Janeiro, nas salas de cinema do El Corte Inglês, em Lisboa, no Almada Fórum, e no Arrábida Shopping, em Vila Nova de Gaia, numa primeira fase, e depois a nível nacional. O filme foi realizado por dois irmãos portugueses, Mário e Pedro Patrocínio, que documentaram, de forma única e reveladora, as vidas de 4 personagens da favela, representativas de 4 esteréotipos – A dona de casa com 7 filhos e um marido alcoólico, que sobrevive à custa da sua enorme fé em Deus (Dona Célia), o responsável pela Associação de Moradores que zela pela educação de cidadania e pela conservação do ambiente (Seu Zé), o ícone do funk da favela (Mc Playboy) e os traficantes. (ver mais: http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/Reportagem%20Especial/2010/10/sic-acompanhou-gravacoes-do-documentario-de-2-portugueses-numa-favela-no-brasil21-10-2010-232156.htm)

A Terra dos Sonhos, a Positive Benefits e a Complex Films desenvolveram um conjunto de projectos sociais para o Complexo do Alemão (grupo de favelas da zona Norte do Rio de Janeiro), dentro dos eixos estratégicos da Educação, Cultura, Desporto e Saúde. Estes projectos sociais são alavancados pelo documentário “Complexo – Universo Paralelo”, estão neste momento em fase de captação de recursos financeiros para, a qualquer momento, arrancarem no terreno, também de acordo com a conjuntura política e social vivida no Complexo e com os tempos que estas imponham.

Uma parte das receitas de bilheteira serão canalizadas para o financiamento dos projectos socias desnvolvidos, e também para ajuda imediata aos líderes carismáticos idenficados neste trabalho - Dona Célia e Seu Zé. Os fundos obtidos com a campanha da Dona Célia têm como objectivo arrecadar a quantia de 5.000 €. Estes montantes serão aplicados na melhoria das condições de vida da família da Dona Célia, em obras que visam intervir sobretudo na cozinha, quartos e instalações sanitárias, bem como noutras benfeitorias necessárias.

Os fundos obtidos com a campanha do Seu Zé têm como objectivo arrecadar a quantia de 10.000 €. Estes montantes serão aplicados em bolsas de estudo e bolsas de alimentação para os alunos da creche que o Seu Zé gere, bem como na compra de cadernos, livros, dois computadores e uma biblioteca nova.

Os resultados da campanha serão comunicados para os media e nos suportes de comunicação, com a divulgação de imagens e relatórios sobre a obra realizada.

Sem comentários:

Enviar um comentário