29 julho 2010

Motor: Renault com acções de comunicação inovadoras

A Renault não só será a primeira marca a comercializar uma gama completa de veículos eléctricos – quatro modelos e não apenas um! – como é pioneira a antever um futuro que é já o presente. É que a alguns meses de lançar no mercado o Fluence Z.E. e o Kangoo Z.E., a Renault dá a conhecer um futuro posto de carregamento. Uma acção de comunicação inédita que está a ter como palco os El Corte Inglés de Lisboa e Porto e que é complementada por uma outra campanha no Aeroporto da capital.

O caótico trânsito da grande cidade nem parecerá o mesmo aos comandos do Fluence Z.E. Viaja com a comodidade e o conforto de condução únicos que lhe são conferidos por uma viatura eléctrica zero emissões. Antes do regresso a casa, tem necessidade de umas compras de última hora ou simplesmente não resiste à tentação de assistir ao filme que, recentemente, chegou aos grandes ecrãs. Entra no parque de estacionamento e estaciona numa zona reservada para os que agem em prol de um ambiente mais sustentado. Estaciona, liga a ficha à tomada situada no painel dianteiro do lado direito e enquanto desfruta do seu momento de lazer o seu Fluence Z.E. estará a ser abastecido.

O futuro é já o presente
Apesar da referência aos grandes ecrãs, não se trata de nenhuma ficção “hollywodesca”, mas de um relato de um quotidiano que está a escassos meses de ser realidade. A Renault, como uma das marcas pioneiras nos veículos eléctricos, antecipa um futuro posto de carregamento de baterias. Um dos muitos que estão previstos existir em centros comerciais já no próximo ano!

O El Corte Inglés de Lisboa e de Vila Nova de Gaia foram pioneiros, em Portugal, na criação, dentro dos seus parques de estacionamento, de uma área reservada ao estacionamento e carregamento de veículos eléctricos. A Renault, marca pioneira a nível mundial na mobilidade eléctrica associou-se a esta iniciativa que visa, também, sensibilizar os portugueses e as populações da Grande Lisboa e do Grande Porto, em particular, de que os veículos eléctricos zero emissões estão prestes a ser uma realidade nas estradas nacionais e que a Renault, em conjunto com entidades públicas e privadas, está a trabalhar no sentido de criar e dinamizar infra-estruturas de carregamento para as suas baterias.

A par desta inédita acção de comunicação, uma outra campanha está a ser desenvolvida no Aeroporto de Lisboa, também ela marcada pela originalidade. No Terminal 1, na zona dos tapetes que transportam as malas que viajam no porão, a Renault promove a mensagem de ser a única marca a propor uma gama de veículos eléctricos acessíveis a todos e, em simultâneo, a imagem de que Portugal é um dos países mais desenvolvidos, a nível mundial, em termos de mobilidade eléctrica, para todos aqueles que nos visitam e cuja “porta de entrada” é o aeroporto de Lisboa.

Renault, a única marca a propor uma gama de veículos eléctricos
Recorde-se que é já no próximo ano que a Renault inicia a comercialização de dois dos quatro modelos que compõem a sua gama de veículos eléctricos: o Fluence Z.E. e o Kangoo Z.E., o primeiro comercial zero emissões do mercado. Para 2012 está prevista a comercialização do citadino Twizy Z.E. e do Zoe Z.E., um modelo que se posicionará no segmento B, o mesmo do actual Clio.

Por outro lado, em termos de recarregamento, são três as soluções que a Renault desenvolveu para a sua gama:

Ø carga standard : em 4 a 8 horas, com uma tomada standard de 220V;
Ø carga rápida : em 20 minutos, em locais de carregamento específicos;
Ø sistema “Quickdrop” de troca rápida de baterias: em 3 minutos numa estação de troca.

Uma referência final para o facto dos potenciais interessados nos modelos Fluence Z.E. e Kangoo Z.E. já poderem efectuar uma pré-reserva (sem compromisso) no sítio www.zero-emissoes.renault.pt  

Sem comentários:

Enviar um comentário