23 julho 2010

Entretenimento: Cinco filmes celebram 75 anos da Rádio

Na semana em que a rádio pública comemora 75 anos da sua primeira emissão, a RTP2 exibe cinco filmes em que o protagonista é a rádio. Filmes marcantes sobre uma realidade que entrou definitivamente no quotidiano da nossa sociedade. Filmes que não só nos falam da rádio, mas que se tornaram em marcos do cinema.

Segunda-feira, dia 2 de Agosto, às 24h30
OS DIAS DA RÁDIO (Radio Days)
As memórias de um rapaz e da sua família judia em Nova Iorque, durante a Segunda Guerra Mundial. A rádio como modo de ligação ao mundo num momento particularmente crítico da sociedade americana.

A América preparava-se para entrar na guerra para combater as forças do eixo. A população, descrente e abatida, precisava de heróis e, numa época em que a televisão ainda estava longe de ser uma realidade, era a rádio que entrava em casa dos americanos e lhes oferecia o escapismo, sonhos, e ilusões.

Realização: Woody Allen
Intérpretes: Dianne Wiest, Mia Farrow, Danny Aiello, Diane Keaton, etc.
Estados Unidos América, 1987, 88 minutos
CCE: Maiores de 12 anos

Terça-feira, dia 3 de Agosto, às 24h30
A MENINA DA RÁDIO
Em Lisboa, Cipriano Lopes e Rosa Gonçalves são lojistas na mesma rua. Detestam-se, de um ponto de vista comercial, embora a nível sentimental as coisas sejam bem diferentes. Mas a rivalidade abafa a relação. Os respectivos filhos, a doce Geninha e o simpático Óscar, não escondem os seus sentimentos e amam-se apaixonadamente. Ambos partilham o gosto pela música, que Cipriano partilha, mas Rosa detesta. Cipriano lembra-se de montar uma estação de rádio muito local, o Rádio Clube da Estrela, onde Geninha poderia exibir os seus dotes vocais e Óscar o seu talento de compositor. Porém, entre ciúmes, raivas e invejas tudo se vai complicar no bairro e na rádio.

Realização: Artur Duarte
Intérpretes: António Silva, Maria Matos, Ribeirinho, etc
Portugal, 1944, 103 minutos
CCE: Maiores de 6 anos

Quarta-feira, dia 4 de Agosto, às 24h30
OS BASTIDORES DA RÁDIO (A Prairie Home Companion)
Num sábado chuvoso em Saint-Paul (Minnesota), a multidão precipita-se para o Fitzerald Theatre para assistir ao programa radiofónico semanal "A Prairie Home Companion". Há 32 anos que as suas vedetas de “soul” e “country”, com a sua alegre publicidade fictícia e os seus comediantes atingiram a glória.

O que os fãs ignoram é que a WLT foi vendida a um grupo de empresas no Texas e que o espectáculo dessa noite será o último de todos…

Só um realizador como Robert Altman é que conseguiria reunir um tão vasto grupo de actores de nomeada para participar num filme, neste caso um divertido filme sobre uma estação de rádio. Assim podem-se ver actores como Kevin Kline, Lindsay Lohan, Virginia Madsen, Meryl Streep, Lily Tomlin ou Robin Williams.

Realização: Robert Altman
Intérpretes: Woody Harrelson, Tommy Lee Jones, Garrison Keillor, etc.
EUA, 2006, 105 minutos
CCE: Maiores de 12 anos

Quinta-feira, dia 5 de Agosto, às 24h30
VOLUME NO MÁXIMO (Pump up the Volume)
Numa pequena aldeia do Arizona o jovem Mark Hunter engaja-se na sua rádio pirata com sede na garagem da sua casa para fugir ao tédio. Mark aborda temas como o sexo, a liberdade de expressão, ou o suicídio para animara s suas sessões nocturnas.

O tema musical da sua estação de rádio é a canção de Leonard Coen, "Everybody Knows". Mark assume que as músicas que ali passa são de bandas independentes como “The Jesus and Mary Chain”, “Primal Scream” e “The Pixies”, entre outras. Se durante o dia ele é um solitário, à noite ganha uma popularidade que não esperava.

Realização: Allan Moyle
Intérpretes: Christian Slater, Annie Ross, Andy Romano, etc.
EUA, 1990, 100 minutos
CCE: Maiores de 12 anos.

Sexta-feira, dia 6 de Agosto, às 24h30
BOM DIA VIETNAME (Good Morning Vietname)
Em Saigão, no ano de 1965, Adrian Cronauer, da Força Aérea Norte-Americana, é um dos homens mais conhecidos entre as forças armadas estacionadas na Indochina. O facto prende-se com o turbulento, ácido, provocatório e hilariante programa de rádio que conduz todas as manhãs, intitulado "Bom Dia Vietname". A rádio pouco mais era que boletins militares e Mantovani, até Adrian tomar conta dos microfones com muito Rock’ n’ Roll, piadas alucinantes e imitações tresloucadas, já para não falar numa linguagem muito irreverente. As relações de Adrian com uma rapariga vietnamita e com o irmão dela, que se vem a provar ser vietcong, vão arrastá-lo para uma vertigem de confrontos....

Realizada por Barry Levinson, o celebrado autor de "Encontro de Irmãos", esta comédia surpreendente e irresistível é simultaneamente um filme de grande sensibilidade que aborda de forma original a Guerra do Vietnam. Inteiramente rodado na Tailândia, "Bom Dia Vietname" descreve a acidentada trajectória de um homem da rádio em Saigão, quando a presença militar norte-americana na Indochina era ainda relativamente modesta. Uma grande realização de Levinson, assente no virtuosismo e no talento de Robin Williams, que com este filme se tornou num dos mais célebres comediantes da sua geração e conquistou a sua primeira nomeação para os Óscares.

Realização: Barry Levinson
Intérpretes: Robin Williams, Forest Whitaker, Tung Thanh, etc.
EUA, 1987, 104 minutos
CCE: Maiores de 12 anos. Filme de Qualidade

Sem comentários:

Enviar um comentário