26 julho 2010

Cultura: Festival Bons Sons

O Festival de música “Bons Sons ‘10” que decorre de 20 a 22 de Agosto na aldeia de Cem Soldos conta com um cartaz repleto de novidades: Dead Combo, Diabo na Cruz, Melecha Mechaya, B Fachada, Terracota e Fausto, são algumas das figuras que vão estar presentes na pitoresca aldeia tomarense.

“Bons Sons” privilegia a música ao nível de fusões, aculturações, descobertas, confluências e reuniões de vários géneros musicais como: jazz, folk, blues, tango, reggae, clássica, fusão, tradicional portuguesa, fado, cabaré, fanfarra, electro-acústica experimental, entre outras.

Para além dos concertos ao ar livre, o festival oferece outras propostas de vivência da música. O Auditório é o espaço que ilustra esta pluralidade do festival, por ali passarão a Associação Canto Firme com música para bebés, o espectáculo performativo “Madmud” de Tânia Carvalho e a projecção de curtas do pro­jecto “Curtas em flagrante”. De igual forma, o Centro de Exposições “Armazém” acolherá duas exposições de linguagens gráficas distintas em diálogo com o mesmo espaço, “Obsessão” de Vasco Mourão e “Uma Terra Sem Gente Para Gente Sem Terra” de Nuno Coelho.

Sempre enquadrado no centro da aldeia de Cem Soldos, o festival organiza-se em diferentes pontos. Nesta edição, os visitantes vão poder tirar partido de dois palcos para os concertos ao ar livre que celebram duas das personalidades mais importantes para a música portuguesa – o Palco Lopes-Graça e o Pal­co Giacometti. A aldeia abre ainda as portas da Igreja de S. Sebastião para receber os concertos mais intimistas do evento (Música na Igreja), servindo igual­mente como pano de fundo para os concertos da Tarde ao Sol de domingo.

No coração do concelho de Tomar, esta tradicional aldeia, ergue esforços para poder levar o festival ao conhecimento nacional. Nesse sentido são muitas as pessoas residentes que se juntam para preparar a produção da mascote do festival, a lagartixa Tixa. Criada para simbolizar a dinâmica do festival e o espírito musical da aldeia que o acolhe.

Sem comentários:

Enviar um comentário