23 julho 2010

Exposição: World Press Cartoon prolongada até dia 29 de Agosto

A exposição World Press Cartoon 2010, que está patente no Sintra Museu de Arte Moderna desde 17 de Abril, vai ser prolongada até dia 29 de Agosto. Os 400 trabalhos expostos podem ser vistos de terça-feira a domingo entre as 10 e as 18 horas, incluindo feriados. A exposição tem entrada livre.

O World Press Cartoon 2010 tem como objectivo distinguir e dar a conhecer os melhores trabalhos produzidos e publicados em jornais ou revistas, nas áreas de cartoon editorial, caricatura e desenho de humor, durante o ano de 2009.

Os trabalhos expostos retratam em cartoons algumas das personalidades políticas mundiais e acontecimentos de decorreram no ano passado. Este ano há temas que se destacam, como o Prémio Nobel da Paz entregue a Barack Obama, a morte de Michael Jackson e a gripe suína.

Até dia 29 de Agosto podem também ser vistos os nove trabalhos premiados nesta edição do salão de referência no mundo do humor gráfico de imprensa. A caricatura do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, desenhada pelo argentino Gabriel Ippóliti quando foram notícia os planos de relançamento militar da Rússia e publicada no diário Ámbito Financiero, de Buenos Aires, foi a grande vencedora.

Na sua sexta edição, o World Press Cartoon reafirma o seu compromisso de sempre: promover o cartoon enquanto género jornalístico, prestigiar o desenho de humor na imprensa, premiar o mérito e o talento dos melhores e promover a liberdade de expressão enquanto valor inalienável da dignidade humana. Esta edição recebeu um total de 878 trabalhos de 429 autores, publicados em 429 jornais e revistas de 77 países, dos quais 531 foram pré-seleccionadas e apresentadas ao júri.

Obra de Leal da Câmara em exposição até Outubro
Simultaneamente ao World Press Cartoon 2010 está patente, no Sintra Museu de Arte Moderna, uma retrospectiva da obra de Tomás Leal da Câmara, um dos autores mais marcantes do desenho de humor em Portugal. Leal da Câmara nasceu em 1876 em Pangim (Nova Goa) e dedicou a sua vida à arte e à caricatura. A sua carreira foi marcada pelo jornalismo gráfico, com uma prática sistemática de crítica da Monarquia, caricaturando ferozmente as figuras públicas do regime e o próprio Rei D. Carlos. Uma selecção do espólio da Casa Museu Leal da Câmara em Sintra, composta por pintura, desenho, caricaturas e capas de publicações, vai poder ser vista até final de Outubro no Sintra Museu de Arte Moderna.

Sem comentários:

Enviar um comentário