29 julho 2010

Motor: Novo Audi A1

A Audi amplia a sua oferta a um novo segmento do mercado automóvel.
O compacto Audi A1 reúne na plenitude as virtudes da marca em menos de quatro metros de comprimento: um desenho moderno, elevada qualidade e revolucionárias tecnologias de eficiência. O novo modelo da marca dos quatro anéis é um veículo dinâmico, pleno de carácter, emotivo e personalizado. As potentes motorizações e a agilidade do chassis convertem-no no veículo mais desportivo do seu segmento. O Audi A1 é proposto na fase de lançamento no mercado nacional com preços a partir de 19.230 euros nas versões a gasolina (A1 1.2 TFSI Advance) e de 22.980 euros nas variantes diesel (A1 1.6 TDI Advance).

O Audi A1 é um Audi inédito até ao momento
Recém-chegado ao segmento dos compactos está vocacionado para clientes modernos, jovens, com estilo e que necessitem de um veículo com características urbanas. O Audi A1 é, na verdade, um verdadeiro veículo urbano com um carácter desportivo, tornando-o apto a enfrentar qualquer situação numa utilização quotidiana. É o primeiro veículo Premium do segmento dos mini-compactos: um verdadeiro Audi em todos os sentidos.

A suspensão e os potentes motores convertem o Audi A1 no veículo mais desportivo do segmento, o que é imediatamente evidente com um simples olhar. O desenho extremamente moderno identifica-o de imediato como um membro da família Audi. A parte dianteira com a grelha Singleframe define o seu estilo, o mesmo acontecendo no perfil lateral com a forma arqueada do tejadilho – em que o pilar C surge ao estilo mais purista de um coupé – como ainda pelos guarda-lamas alargados. O capot e a porta da bagageira parecem envolver a carroçaria, enquanto que os farolins apresentam um desenho tridimensional e proporcionam uma imagem inconfundível tanto de dia como de noite.

O interior: espaçoso e luminoso
O interior do Audi A1 é surpreendentemente espaçoso e luminoso. O tablier evidencia semelhanças com a asa de um avião, com quatro ventiladores redondos que fazem recordar as turbinas de um reactor. O manuseamento preciso e fácil é já uma clássica aptidão dos modelos da Audi, à semelhança do que também acontece com a qualidade dos acabamentos e dos muitos e apurados pormenores que realçam o carácter Premium do A1. A Audi oferece nesta fase de lançamento o nível de equipamento Advance e o nível Sport.

Os inovadores materiais e as cores modernas colocam em evidência o carácter jovem do A1. O melhor “cartão de visita” é a sua personalização: ventiladores de cores diferentes, luzes interiores em LED e revestimentos com cores expressivas. A oferta de equipamento inclui numerosas possibilidades para adaptar o Audi A1 ao estilo de cada condutor. Também o arco do tejadilho é proposto em diferentes cores de contraste. Os clientes podem solicitar muitos destes equipamentos depois da compra do veículo, adaptando-se às tendências da moda ou ao gosto pessoal.

A oferta dos sistemas de entretenimento e multimédia foram herdados do segmento superior. Destaque para o sistema de navegação MMI plus, uma verdadeira central mediática que marca um novo ritmo no segmento dos compactos. Está baseado no sistema utilizado no novo porta-estandarte da marca, o Audi A8, do qual herda tanto o monitor retráctil no tablier como a unidade de comando com lógica de manuseamento MMI.

O pacote Connectivity, que inclui o auto-rádio Concert com pré-instalação do sistema de navegação, oferece a possibilidade de montar posteriormente um sistema de navegação com visualização de mapas. Esta é mais uma nova solução. Como complemento, são propostos outros componentes de elevada tecnologia, como o Bose Sorround Sound System, com uma potência de 465 watts.

Prazer de condução concentrado: o veículo mais desportivo da sua classe
A agilidade da suspensão coloca o Audi A1 numa posição de liderança no seu segmento. Tanto em percursos urbanos como em estrada ou em auto-estrada, o jovem A1 proporciona um grande prazer de condução, graças à regulação desportiva das suspensões, à favorável repartição do peso e a uma direcção muito directa e precisa. O programa electrónico de estabilidade ESP com bloqueio electrónico do diferencial desportivo XDS, incluído no equipamento de série de todas as versões, aumentando a tracção e a segurança em andamento.

O novo Audi A1 também marca o ritmo no que concerne à eficiência. A Audi lança esta nova gama com quatro motorizações de quatro cilindros: dois a gasolina TFSI e outros dois diesel TDI. Todos os motores possuem injecção directa e regem-se pelo princípio do downsizing, substituindo a cilindrada pela sobrealimentação, diminuindo os consumos de combustível e aumentando a eficiência. As potências variam entre os 86 cv (63 kW) e os 122 cv (90 kW).

Todas as motorizações do Audi A1 surpreendem pelos reduzidos consumos, com valores entre 3,8 e 5,3 litros aos 100 km, em circuito misto. O bloco 1.6 TDI, com 90 cv (66 kW) de potência e caixa manual, que será comercializado brevemente, emite apenas 99 gramas de CO2 por quilómetro. O sistema Start-Stop e o sistema de recuperação de energia nas travagens também aumentam a eficácia do Audi A1. Na versão 1.2 TFSI, um novo sistema de gestão da temperatura contribui também para a redução do consumo de combustível.

Elevada tecnologia e eficiência: o sistema S tronic de sete velocidades
Para a Audi, a eficiência sempre esteve de mãos dadas com a elevada tecnologia: o A1 pode ser também equipado com o sistema S tronic de sete velocidades. A embraiagem com duplo disco electro-hidráulico assegura as mudanças de relações de caixa com uma extraordinária rapidez e sem interrupção perceptível da força motriz por parte do condutor. O seu manuseamento pode ser realizado de modo manual ou automático. Opcionalmente, também pode ser processado através de patilhas no volante.

O sistema S tronic proporciona um elevado prazer de condução e, ao mesmo tempo, reduz ainda mais os consumos de combustível, o que já é característica em qualquer modelo da Audi.

No público-alvo do Audi A1 estão os clientes mais jovens que vivem em grandes centros urbanos e que se interessam, por exemplo, pelo design, moda ou desporto.

Sem comentários:

Enviar um comentário