25 julho 2010

Entretenimento: Uma noite na companhia de Peter Bogdanovich

Até pode ser que Peter Bogdanovich nunca tenha, até hoje, conseguido fazer uma obra-prima cinematográfica, mas também é verdade que realizou excelentes filmes (Targets, Lua de Papel, A Última Sessão de Cinema, Romance em Nova Iorque, ou Directed by John Ford) onde mostrava uma verdadeira homenagem nostálgica por uma época de Hollywood que acabara de desaparecer. Bogdanovich conseguiu ainda transmitir pela escrita essa mesma paixão bem visível no livro Nacos de Tempo. Crónicas de cinema.

NOITES DE SINGAPURA (Saint Jack)
Estamos nos inícios dos anos 70 e Jack Flowers consegue manter-se como um dos gerentes de bordel mais rentáveis em Singapura, apesar da concorrência dos rivais. Tudo se deve aos subornos que executa junto da polícia. Mas algo acontece que ameaça pôr ponto final nessa vantagem comparativa.

Destaque para o trabalho de imagem levado a cabo por Robby Müller

Real. : Peter Bogdanovich
Int.: Ben Gazzara, Denholm Elliott, James Villiers, etc.
EUA, 1979, 112 minutos
CCE: Maiores de 16 anos

QUE SE PASSA DOUTOR? (What's Up Doc?)
Howard Bannister é um jovem sério, tímido e distraído que tem de ir com a sua noiva a São Francisco para participar numa convenção onde tentará obter uma bolsa de investigação. Aí conhece Judy que o vai fazer viver uma série de situações bizarras.

Que se Passa Doutor? é uma homenagem, e um regresso, ao estilo explosivo das comédias românticas clássicas dos anos “30”, em que, a partir de uma simples troca de malas, se consegue criar uma hilariante narrativa e onde se pode ver uma das mais divertidas sequências de perseguição pelas ruas de São Francisco.

Destaque ainda para a excelência dos trabalhos de Barbra Streisand e Ryan O’Neal.

Real.: Peter Bogdanovich
Int.: Barbra Streisand, Ryan O'Neal, Kenneth Mars, etc.
EUA, 1972, 94 minutos
CCE: Maiores de 6 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário