26 julho 2010

Livro: O Rei da Madeira

Em Coimbra, a animação era uma constante. O Barão, alcunha pela qual Alberto João Jardim era conhecido desde os tempos de liceu, estava sempre no centro da festa. Os estudos, esses, ficavam para trás e foram concluídos a custo.

Quem não lhe vaticinava grande futuro enganou-se, Alberto João Jardim transformou-se, quatro anos depois do 25 de Abril de 1974, no incontestado presidente do Governo Regional.

A jornalista Maria Henrique Espada traça o retrato político e pessoal do homem que está há 32 anos no poder na Madeira. Nesta biografia não autorizada, ficamos a conhecer a sua ligação à fundação do PPD/Madeira, o apoio que teve do bispo e da Igreja, a sua acção como líder parlamentar, os bastidores do seu primeiro governo, o papel fundamental, embora inadvertido, na ascensão de Cavaco Silva em 1985 e as suas ambições e hesitações de se tornar líder do PSD Nacional.

De verbo fácil, rápido e inspirado, exagerado, controverso, com capacidade de executar, ainda que recorrendo à dívida para se financiar, descarado e com uma enorme capacidade negocial e reivindicativa, Alberto João Jardim é uma figura incontornável da política portuguesa.
 
Editora: Esfera dos Livros.
Pvp: 25€

Sem comentários:

Enviar um comentário