05 novembro 2009

Personalidade: Domingos de Oliveira homenageado em Portugal


A filmografia do realizador brasileiro Domingos de Oliveira está em destaque no segundo dia da 4.ª Mostra de Cinema Brasileiro, 7 de Novembro, a partir das 16h00, no Cinema São Jorge, com a exibição de títulos como Juventude e Carreiras.


Às 16h00 é apresentada a comédia Feminices, um retrato das peripécias de quatro amigas que, dez anos após montarem a peça teatral “Confissões das Mulheres de 30”, decidem reunir-se para escreverem as “Confissões das Mulheres de 40”.

Às 18h30, Separações narra a história do casal Cabral e Glorinha. Cabral é muito mais velho que a mulher e, insatisfeito com o casamento, o casal resolve dar um tempo que se transforma numa verdadeira separação quando Glorinha se apaixona por Diogo, um arquitecto da sua idade.

O drama Juventude, exibido às 21h00, centra-se na relação de três amigos – David, António e Ulisses – que se reúnem passados 50 anos para comemorar o reencontro e efectuarem um balanço das suas vidas e amores. Num estudo da psicologia e problemática dos homens entre os 65 e os 70 anos, o filme comenta, sem auto-piedade e com humor necessários, os percalços da condição humana e a idade em que eles aparecem com maior nitidez.

Carreiras encerra o segundo dia de Mostra, às 23h00, com a história de Ana Paula, uma mulher de 40 anos que trabalha como apresentadora de um programa de televisão. Magoada por ter sido preterida por mulheres mais jovens, pela emissora em que trabalha, Ana Paula vive uma noite de loucura numa tentativa desesperada de romper com o sistema. Entretanto, ao amanhecer, espera-a uma novidade.

Domingos de Oliveira é um actor, dramaturgo e cineasta brasileiro, que já escreveu 23 peças, dirigiu 56, publicou dois livros, realizou 13 longas-metragens e participou em cerca de 50 telefilmes, como guionista ou director, em quase 50 anos de carreira.

O seu nome está directamente vinculado – como autor, realizador ou actor – a cerca de 150 títulos nas áreas do Teatro, Cinema e Televisão. É responsável, entre outros, pela série televisiva de sucesso Confissões de Adolescentes e pela autoria da peça Confissões das Mulheres de 30.

Sem comentários:

Enviar um comentário