28 novembro 2009

Prémio: Fotojornalismo de Mora


A Vice-Presidente do Departamento de Fotografia da Reuters e Presidente do Júri da edição 2010 do World Press Photo, Ayperi Karabuda, aceitou liderar o Júri do Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/ Câmara Municipal de Mora, revelou ontem em Évora o fotógrafo Luís Vasconcelos.



Na cerimónia de lançamento do novo Prémio de Fotojornalismo, e na presença do presidente da edilidade morense, Luís Simão, Luis Vasconcelos revelou também que a RTP aceitou ser media partner do projecto e que o Festival Internacional de Curtas-metragens de Évora é parceiro na componente de documentários que o galardão envolve, conforme frisou o Director João Paulo Macedo. Na ocasião, foi ainda apresentado ainda o Troféu concebido por Henrique Cayatte.


Destinado a fotojornalistas portugueses, incluindo os que residem no estrangeiro, fotojornalistas estrangeiros residentes em Portugal, fotojornalistas dos PALOP e fotojornalistas estrangeiros residentes nos PALOP, Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/ Mora é instituído, segundo os promotores, pelo “cada vez menos espaço nos media para a reportagem fotográfica, funcionando como um incentivo para os fotojornalistas”.


Com seis categorias fixas: Reportagem notícias; Reportagem vida quotidiana; Reportagem acção no desporto; Reportagem ambiente; Reportagem arte e espectáculos; e Série retrato, o Prémio Internacional de Fotojornalismo de Mora/ Estação Imagem tem igualmente uma categoria rotativa de reportagem que, em 2010, versará o tema “2009 ano de eleições”.


O concurso, que será anual, inclui ainda a atribuição de uma bolsa de 5.000 euros a um fotojornalista para desenvolver um projecto fotográfico dedicado ao Alentejo


Os prémios por categorias têm um valor pecuniário de 2.500 euros, cabendo ao Prémio Mora/ Estação Imagem, eleito entre todos os trabalhos a concurso, 7.500 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário