27 novembro 2009

Cultura: Tailândia invade o Museu do Oriente


O Museu do Oriente celebra em Dezembro o mês da Tailândia, com espectáculos de marionetas, demonstrações de artes tradicionais, workshops de gastronomia e ateliês para todas as idades, entre outras actividades.



O programa inclui um espectáculo de marionetas tradicionais tailandesas, manipuladas pela Hobby Hut Puppet Troupe, que retrata as peripécias do rei Samon e da rainha Montha na busca do marido perfeito para a sua filha, a princesa Rojana.


Durante este mês, aos fins-de-semana, o público tem a oportunidade de experimentar, gratuitamente, uma massagem tailandesa e de assistir a demonstrações, ou participar, num workshop de Muay Thai, a arte marcial com mais de dois mil anos de existência, criada pelo povo tailandês como forma de defesa.


Para os apreciadores da gastronomia oriental, o museu realiza, a 10 e 17 de Dezembro, ateliês de culinária tailandesa, que podem ser complementados com um workshop de carving, a arte típica de esculpir frutas e vegetais.


“O Budismo na sociedade contemporânea” dá o mote a uma palestra que acontece a 13 de Dezembro, proferida pelo monge Ajahn Kongrit Ratanavanno. A Tailândia é, também, o tema de uma visita guiada à exposição Deuses da Ásia, que se realiza no mesmo dia.


Os mais novos não foram esquecidos e, a pensar neles, o museu organiza três oficinas de artes plásticas nas quais os participantes podem aprender a construir um chapéu tailandês e amuletos tradicionais, ou a ouvir histórias típicas tailandesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário