25 novembro 2009

Paisagem: Typus made by Norasa


Distintos em termos de conceito de intervenção, os quatro tipos de jardins, apresentados a propósito do 20º. aniversário da Norasa Paisagens, surgem fundamentados na história da arte dos jardins em Portugal e no mundo pois sistematizam as características distintivas dominantes de alguns jardins a partir do século XV até aos nossos dias.



Sem tornar o jardim um produto standard, a Paisagem Typus sugere quatro grandes tipos de projectos: um inspirado nos jardins lusitanos do século XV; outro no espírito inglês do século XVIII; um outro inspirado no movimento modernista do século XX e um que surge mais recentemente, como tendência pós-modernista nos anos 80.


De referir que os arquitectos paisagistas da Norasa assumem três compromissos:

*utilização de espécies vegetais com certificado fitossanitário, criteriosamente seleccionadas em viveiros especializados no mercado nacional e internacional.


*integração de elementos e materiais certificados e aplicados segundo as técnicas mais inovadoras.


*gestão racional da água, quer pela utilização de material vegetal adaptado quer pela criação de sistemas de armazenamento e reutilização das águas da chuva.


O conceito Paisagem Typus prevê um produto completo que integra três fases: concepção do projecto, a própria obra e a elaboração de um manual de procedimentos que visa facilitar o acompanhamento da evolução natural do jardim e permitir a manutenção da imagem projectada.

Sem comentários:

Enviar um comentário