28 novembro 2009

Premio: "Plastic World" conquista ArteMar Estoril 2009


Plastic World (Mundo Plástico), da dupla de escultores Nuno Maya e Carole Purnelle, foi a obra vencedora do ArteMar Estoril 2009, o maior evento de escultura ao ar livre a nível nacional, organizado pela Câmara Municipal de Cascais (CMC), Agência Municipal Cascais Atlântico e Fundação D. Luís I.



O trabalho vencedor conquistou o Prémio ArteMar Estoril atribuído pelo Júri, no valor de 15 mil euros e uma viagem à exposição australiana Sculpture by the Sea, em 2010, bem como o prémio do público, de 5 mil euros, resultado de uma votação electrónica efectuada pelos visitantes da exposição.


Para Carlos Carreiras, presidente da Cascais Atlântico e vice-presidente da CMC, “a grande adesão do público ao ArteMar, reflectida no número de votos registados online, revela que o objectivo a que nos propusemos com esta iniciativa está a ser cumprido. Munícipes e visitantes estão cada vez mais sensibilizados para a temática do mar e para a necessidade de preservação, em todas as suas vertentes, deste recurso natural tão importante para o país.”


Plastic World parte da realidade do lixo plástico que anda à deriva pelos oceanos e é totalmente construído com plásticos que dão à costa nas praias portuguesas. Trata-se de uma representação do globo terrestre cuja mensagem crítica é reforçada pela representação dos países através da sua “pegada ecológica”.

Sem comentários:

Enviar um comentário