23 novembro 2009

Estudo: Portugueses tomam pequeno-almoço em casa, com companhia e em menos de 15 minutos


Grande parte dos Portugueses admite tomar pequeno-almoço todos os dias (91%), em casa (92%), em menos de 15 minutos (63%) e com companhia (63%). Falta de tempo (40,4%) e falta de apetite (40,4%), são as principais razões apontadas para “escapar” à primeira refeição do dia - as mulheres têm mais falta de apetite e os homens falta de tempo. A importância dada ao pequeno-almoço, a preocupação da ingestão de cereais na primeira refeição do dia e o reconhecimento da importância da prática de exercício físico são proporcionais às habilitações literárias dos inquiridos – quanto mais habilitações possuem, mais preocupados são com a questão da alimentação saudável/prática de exercício físico. Estas são algumas das conclusões nacionais do estudo “O pequeno-almoço em Portugal”, apresentado pela Kellogg’s, no sentido de sensibilizar os Portugueses para a importância de uma vida saudável, que associa bons hábitos alimentares, como a toma do pequeno-almoço, com a prática regular de exercício físico.

Leite ou iogurtes, pão e tostas com manteiga ou queijo e café, são os alimentos que diariamente compõem a mesa de pequeno-almoço dos Portugueses, revelando que aquela que é considerada pelos nutricionistas como a refeição mais importante do dia não é feita da forma mais adequada incluindo cereais, lacticínios e fruta. Curiosamente, os jovens entre os 18 e 19 anos tomam um pequeno-almoço mais saudável, recolhendo as maiores percentagens nos três alimentos principais: cereais (39,5%), leite/iogurtes (88,4%) e fruta/sumos de fruta (25,6%).

O estudo está inserido na campanha “Tudo começa melhor com Kellogg’s”, uma iniciativa criada pela equipa nacional da Kellogg’s para o ano de 2009 com o objectivo de melhorar a alimentação e os hábitos de vida dos Portugueses. Pretende ter um efeito de “contágio positivo” relativamente à importância da primeira refeição do dia e ao contributo dos cereais de pequeno-almoço para uma alimentação equilibrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário