25 novembro 2009

Livro: Colecção Oficina dos Sonhos




Chegam às livrarias os mais recentes títulos da colecção Oficina dos Sonhos, da Porto Editora: O Cavalinho de Pau do Menino Jesus e outros contos de Natal, de Manuel António Pina, e Contos e Lendas de Portugal e do Mundo, de selecção, adaptação e reconto de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete, prometem momentos mágicos de leitura no Natal que se aproxima.


Manuel António Pina – um dos melhores poetas portugueses contemporâneos, cronista e voz da nossa literatura infantil – propõe-nos O Cavalinho de Pau do Menino Jesus e outros contos de Natal, um novo livro para crianças, constituído por três contos de temática natalícia. Como sempre acontece na escrita deste autor, a inventividade narrativa, a ironia e o humor, sem deixarem de recorrer à matriz bíblica, jogam com os mitos, desconstroem-nos e humanizam-nos sem rasurarem a magia que lhes é própria.


E, assim, propõe aos mais novos e ao público adulto histórias que interpelam, fazem pensar e – não menos importante – emocionam. As ilustrações de Inês do Carmo constituem o complemento ideal destas breves ficções.


Num registo diferente, as histórias tradicionais dão a conhecer, quase sempre, não só a unidade que existe no ser humano mas também a diversidade neste mundo onde vivemos. Contos e Lendas de Portugal e do Mundo pretende levantar um pouco o véu que cobre esta riqueza humana e literária e por isso dá a ler aos mais novos, com surpreendentes ilustrações de Fátima Afonso, uma mão-cheia de contos e lendas tradicionais do nosso país e de outras regiões do Mundo – Angola, Moçambique, Timor, Espanha, França, Alemanha –, a que se juntam histórias do povo cigano e até do mundo árabe. Histórias de encantar e outras para fazer rir, para emocionar e transmitir ensinamentos, seleccionadas e recontadas por João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete.

Sem comentários:

Enviar um comentário