O quarteto de cordas da Orquestra Metropolitana de Lisboa apresenta-se no Museu do Oriente para um concerto dedicado a compositores contemporâneos, como Joaquín Turina, Samuel Barber, Max Reger e Paul Hindemith, no dia 20 de Novembro, às 21h30.
Do programa consta a interpretação de temas como Oração do Toureiro, do compositor espanhol Joaquín Turina, que dedicou grande parte do seu catálogo à música de câmara.
Samuel Barber, compositor do célebre Adagio para Cordas, escreveu a Serenata, Op. 1, a segunda música interpretada pelos músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa neste concerto. A peça demonstra o intenso lirismo que caracteriza a sua escrita, num estilo neo-romântico a que poucos ficam indiferentes.
O programa prossegue com um trio, da autoria de Max Reger, no qual, curiosamente, não se reflectem os excessos que tornaram famosa a personalidade do compositor alemão, com uma obra clássica na sua matriz.
Já as peças de Paul Hindemith são, originalmente, um exercício destinado a introduzir os alunos do Conservatório de Berlim na interpretação de música contemporânea.
Fruto de uma parceria com a Fundação Oriente, a Orquestra Metropolitana de Lisboa apresenta-se, em concertos mensais sob diversas formações, no Auditório do Museu do Oriente, até ao Verão de 2010.
Solistas da Metropolitana – Quarteto de Cordas
20 de Novembro
21h30
Auditório – Museu do Oriente
M/3
Duração aprox: 60 minutos, sem intervalo
Preço: € 10,00
Sem comentários:
Enviar um comentário