19 maio 2011

Motor: Novo Audi A1 1.6 TDI 90 cv - A mesma dinâmica com maior economia

A Audi amplia a sua oferta neste segmento do mercado automóvel com o compacto Audi A1 1.6 TDI de 90 cv. Uma versão que reúne na plenitude as virtudes dos restantes modelos da gama em menos de quatro metros de comprimento: um design moderno, elevada qualidade e revolucionárias tecnologias de eficiência. É
um veículo dinâmico, pleno de carácter, emotivo e personalizado. A eficiente e económica motorização 1.6 TDI de 90 cv aliada à agilidade do chassis convertem-no num veículo verdadeiramente desportivo. O Audi A1 1.6 TDI de 90 cv é proposto com dois completos níveis de equipamento (Advance e Sport) e com uma caixa manual de cinco velocidades (preços a partir de 21.080 euros) ou com o sistema S tronic de sete velocidades (a partir de 23.685 euros).
Desde o seu lançamento em Portugal, em Julho de 2010, que o Audi A1 conheceu um sucesso em crescendo. Vocacionado para clientes modernos, jovens, com estilo e que necessitem de um veículo com características urbanas, o Audi A1 é, na verdade, um verdadeiro automóvel urbano com um carácter desportivo, tornando-o apto a enfrentar qualquer situação numa utilização quotidiana. Um verdadeiro Audi em todos os sentidos que agora amplia a oferta à versão com o eficiente e económico motor 1.6 TDI de 90 cv.

Exemplar eficiência: o motor 1.6 TDI de 90 cv
O motor 1.6 TDI, com uma cilindrada de 1.598 cm3, caracteriza-se por uma fricção interna reduzida ao mínimo. As medidas mais importantes foram realizadas ao nível da regulação da bomba de óleo, nos segmentos dos êmbolos, no polimento das paredes dos cilindros, na correia dentada e nos pernes dos êmbolos em alumínio.
A cobertura DLC é uma nova tecnologia herdada da competição. A sigla DLC (diamont like carbon) faz referência a uma cobertura de carbono polida similar à de um diamante.
Os injectores piezo-eléctricos do sistema common-rail podem realizar até seis ciclos de injecção por curso, com o que se melhora a qualidade da combustão, a depuração dos gases de escape e uma melhoria de andamento. No colector de admissão, uma conduta tangencial provoca no ar de entrada uma determinada turbulência em espiral. Esta conduta melhora a mistura. Um turbo de geometria variável e um sistema de admissão e de ar de sobrealimentação sem estrangulamentos completam este conceito global.


Transmissão de elevada tecnologia: o sistema S tronic de sete velocidades
Além da caixa manual de cinco velocidades, o Audi A1 1.6 TDI de 90 cv é proposto com a caixa S tronic de sete velocidades alia o conforto de uma transmissão automática com o dinamismo e a eficiência de uma caixa manual. É composta por duas engrenagens parciais e integra dois discos de embraiagem para gerir as diferentes relações. Um sistema extremamente compacto, com um comprimento de 37 cm e com um peso de
cerca de 70 kg, valor bastante reduzido para uma caixa de elevada tecnologia.


Equipamento
O Audi A1 1.6 TDI de 90 cv chega a Portugal com preços extraordinariamente competitivos. Proposto com dois completos níveis de equipamento (Advance e Sport) e com uma caixa manual de cinco velocidades (preços a partir de 21.080 euros) ou com o sistema S tronic de sete velocidades (a partir de 23.685 euros).
A Audi oferece dois níveis de equipamento: Advance, uma versão com muito carácter e um equipamento sortido e completo; e Sport, a variante mais dinâmica e desportiva. 
Ambos os níveis podem ser combinados com o pacote media style, que oferece atractivos elementos no âmbito do Infotainment e do design interior. Alguns equipamentos, como o sistema de navegação, podem ser adquiridos posteriormente à compra do veículo, o que permite manter o A1 jovem e atractivo ao longo dos anos. O pacote de iluminação interior em LED (integrado no pacote media style ou disponível em separado) transmite ao interior do veículo um vínculo muito especial.
Comum aos dois níveis de equipamento é, por exemplo, os faróis de nevoeiro dianteiros, luzes de dia, espelhos retrovisores exteriores eléctricos e spoiler traseiro. No capítulo da segurança possui ABS com EBV (repartidor electrónico da força de travagem), airbags para o condutor e passageiro, airbags laterais dianteiros, airbags de cabeça sideguard, ASR (controlo de tracção), comando interior do fecho centralizado (eléctrico), bloqueio electrónico do diferencial desportivo (XDS), controlo de estabilidade ESP, sistema de
assistência na travagem e sistema ISOFIX para duas cadeiras de criança no banco traseiro.
Comum é, ainda, o rádio Chorus, o volante desportivo de três braços em couro, ar condicionado manual, bancos dianteiros reguláveis em altura e com sistema easy entry, coluna de direcção com regulação manual em altura e profundidade, direcção assistida com assistência variável em função da velocidade, sistema Start-Stop e sistema de regeneração da energia de travagem e vidros eléctricos dianteiros.

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