24 maio 2011

Tecnologia: Microsoft Anuncia em Antestreia Próxima Versão do Windows Phone

A Microsoft anunciou hoje, em antestreia mundial, a próxima versão do Windows Phone, ainda com o nome de código, “Mango”. Concebida para oferecer ao utilizador uma alternativa ao “status quo” do smartphone actual, a versão “Mango” disponibilizará mais de 500 novas funcionalidades no sentido de expandir os limites da experiência de utilização do smartphone nos três domínios mais importantes: comunicações, aplicações e internet.  A Microsoft apostou em melhorias substanciais de modo a tornar mais fácil, mais rápida executar cada tarefa ao menor esforço, princípio este que norteia o Windows Phone desde a primeira versão e que foi mantido e levado ainda mais longe na próxima versão “Mango”.

A nova versão estará disponível para todos os equipamentos Windows Phone existentes como uma actualização gratuita e será integrada nos novos telefones a partir do próximo Outono, em data exacta a anunciar futuramente.  No mesmo período de tempo, o Windows Phone irá ampliar o suporte de idiomas adicionais, expandir o acesso a aplicações através do lançamento do Marketplace em novos países e associar-se a novos fabricantes no sentido de possibilitar a expansão para novos mercados.


Comunicações: Ligação e partilha mais fáceis
A utilização do smartphone tornou-se mais complexa devido a inúmeras aplicações e contas desconexas, numa tentativa de se manter a par de todas as diferentes formas de as pessoas comunicarem – desde chamadas telefónicas a actualizações de estado, tweets, registos, marcação e publicação de fotografias, passando por mensagens de texto, mensagens de correio electrónico e mensagens instantâneas. Para permitir que as pessoas acompanhem essa crescente complexidade, a versão “Mango” organiza essas informações em torno da pessoa ou do grupo com quem pretende interagir e não da aplicação que pretende utilizar

       Tópicos (“Threads”). Está facilitada a alteração entre mensagens de texto, serviço de conversação do Facebook e Windows Live Messenger, dentro do mesmo tema de conversação.
       Grupos. Passam a poder agrupar-se contactos em Live Tiles personalizados para ver as últimas actualizações de estado e enviar rapidamente uma mensagem de texto, mensagem de correio electrónico ou mensagem instantânea a todo o grupo, directamente a partir do ecrã inicial.
       Maior integração de redes sociais. Os feeds do Twitter e do Linked In estão agora integrados em cartões de contacto, registos do Facebook incorporados e há um novo software de detecção de rostos que facilita a marcação rápida de fotografias e a publicação das mesmas na Web.
       Caixa de correio ligada (“Linked Inbox”). Está ainda mais facilitada a consulta das várias contas de correio electrónico numa única caixa de correio ligada. As conversações são organizadas para que seja mais fácil manter o correio actualizado.
       Serviço de mensagens mãos livres. Suporte incorporado de conversão de áudio em texto e texto em áudio, que permite a conversação ou o envio de mensagens de texto em sistema mãos livres.

Uma abordagem mais inteligente às aplicações
O Windows Phone vai mudar a forma como pensamos as aplicações. Hoje em dia, a utilidade de uma aplicação é determinada pelo que esta permite fazer. Porém, a promessa das aplicações reside na forma como podem ser integradas directamente nas experiências fulcrais de um telefone. Além de facilitar a recepção de notificações atempadas e actualizações de aplicações directamente a partir do ecrã inicial, a versão Mango irá também incluir as aplicações nos resultados da procura e nos chamados Windows Phone Hubs.  Como resultado, será mais fácil localizar uma aplicação útil sempre que necessitar.

       App Connect. Ao associar aplicações a resultados da procura e ao aprofundar a integração das mesmas nos Windows Phone "Hubs", incluindo Imagens, Música e Vídeo, as aplicações surgirão quando e onde for relevante. O App Connect funciona com o Marketplace, de modo a que os resultados incluam as aplicações já existentes no telefone, bem como sugestões de novas aplicações para transferência.
       Live Tiles melhorados. Passa a ser mais fácil obter informações em tempo real de aplicações sem ser necessário abrir as mesmas.  Os Live Tiles podem agora ser maiores, mais dinâmicos e conter mais informações.
       Multi-tarefa. Passa a poder alternar-se rapidamente entre aplicações em utilização e permita a execução de aplicações em segundo plano, preservando o desempenho e a autonomia da bateria

Levar a Web além da esfera do browser
Além de ter o Internet Explorer, o browser mais popular do mundo incorporado, a versão “Mango” irá associar o poder da Web às capacidades únicas do telefone, como identificação da localização, câmara e acesso a aplicações, para apresentar uma nova forma de visualização da Web mais localizada, relevante e geradora de acção.

       Internet Explorer 9. O poder de um browser de PC aliado ao suporte de HTLM5 e gráficos com aceleração por hardware.
       Local Scout (*). Fornece resultados da procura hiperlocal e recomenda restaurantes, lojas e actividades nas proximidades, num guia de fácil utilização.
       Bing no Windows Phone. Mais formas de efectuar procuras na Web, incluindo Bing Vision, Bing Audio e voz, para que seja mais fácil descobrir e decidir.
       Quick Cards (*). Ao procurar um produto, filme, evento ou local, consulte um resumo rápido de informações relevantes, incluindo aplicações relacionadas.

(*) Estes serviços não vão estar inicialmente disponíveis em Portugal com a versão “Mango”

Sem comentários:

Enviar um comentário