23 maio 2011

Gastronomia: Carmim apresenta Azeite Monsaraz

A CARMIM introduziu no mercado o Monsaraz Azeite Virgem e o Monsaraz Azeite Virgem Extra, dois produtos gourmet, obtidos a partir de azeitonas seleccionadas provenientes de olivais dos nossos agricultores, contribuindo assim para preservar intacta a tradição do azeite 100% alentejano.

Nestes azeites, a associação à região de Reguengos de Monsaraz e às suas tradições mais saudáveis é inequívoca, sublinhado assim na mente do consumidor
o vínculo deste azeite à região de origem. A azeitona colhida nos olivais dos nossos associados, é transportada para o Lagar da Carmim, onde é imediatamente limpa e lavada para conservar as suas características, sendo logo de seguida separada por lotes, conforme a sua qualidade com base numa observação visual.

Para a obtenção destes azeites, são utilizadas apenas 
as melhores azeitonas, que devem apresentar-se sãs e sem defeitos. As azeitonas são então laboradas no menor espaço de tempo de forma a preservar todos os seus aromas e frutados característicos das variedades, originado assim um azeite complexo de qualidade superior, para um novo e saudável estilo de vida.


A laboração consiste na transformação da azeitona em azeite, através de um processo totalmente mecânico do qual se obtêm o azeite virgem pois não comporta qualquer produto químico na sua extracção nem é sujeito a tratamentos posteriores, donde resulta um produto 100% natural.

O Monsaraz Azeite Virgem Extra resulta maioritariamente da variedade Galega, havendo também alguma percentagem de azeitona Cobrançosa, e possui uma cor amarelo esverdeado.

Trata-se de um azeite delicado, e de superior qualidade, de aroma suave e fresco a amêndoa, característica própria da variedade “Galega” em óptimo estado de maturação.  É excelente para utilizar em saladas , e peixes
grelhados.  Tem um PVP recomendado de 4,99 euros.

O Monsaraz Azeite Virgem, que assume um tom amarelo-dourado, é resultado de uma combinação delicada: Galega 80 %; outras variedades (Cobrançosa, Carrasquenha, Blanqueta, Bical, Redondil): 20 %.

A análise sensorial deste azeite indica tratar-se de um produto com aroma suave e frutados, de azeitonas colhidas no óptimo estado de maturação, denotando-se um equilíbrio harmonioso, com um paladar ligeiramente doce. Trata-se se um azeite excelente para utilizar em carnes e peixes assados, assim como para confeccionar molhos. PVP recomendado de 4,89 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário