31 maio 2011

Cultura: Filipinas em festa no Museu do Oriente

O Museu do Oriente celebra as Filipinas, entre 3 e 26 de Junho, através de uma programação especial que exalta as tradições e cultura deste país. A Festa das Filipinas inclui várias iniciativas, entre as quais, um workshop de gastronomia, diversos ateliês sobre o famoso iô-iô, os trajes filipinos e as tradições indígenas.

A Festa das Filipinas arranca a 3 de Junho com a exposição “Doon Po Sa Amin - Imagens da Pátria”, do multifacetado artista filipino, Manuel D. Baldemor. A mostra, que resulta da participação de Baldemor na Residência Artística do Convento da Arrábida, em 2004, organizada pela Fundação Oriente, percorre a pintura, a gravura, a escultura, a literatura e a ilustração, retratando as artes tradicionais filipinas e os segredos recônditos da consciência popular.

Os sabores filipinos estão também em destaque, pela primeira vez no Museu do Oriente, através do workshop que pretende mostrar o papel dos condimentos neste tipo de cozinha oriental.

Para os mais novos, o Museu do Oriente apresenta, ainda, os ateliês sobre os segredos do famoso brinquedo iô-iô (ou em tagalog, a língua oficial das Filipinas, o “voltar atrás”) e as curiosas tradições indígenas da conhecida tribo filipina T’boli.

As famílias podem juntar-se, também, para as oficinas “Conchas e Conchinhas”, que leva os participantes numa viagem imaginária até ao fundo do mar, e “Trajes Tradicionais Filipinos”, que pretende retratar a diversidade e simbolismo do vestuário dos povos deste país.

Algumas destas actividades requerem marcação prévia. Mais informações em www.museudoriente.pt


Festa das Filipinas
3  a 26 de Junho
Museu do Oriente

Sem comentários:

Enviar um comentário