25 maio 2011

Cultura: São Carlos apresenta Carmen, de Bizet

Carmen, uma das óperas mais amadas em todo o mundo, encerra a temporada lírica 2010/11 do Teatro Nacional de São Carlos. Com estreia marcada para sábado, dia 11 de Junho, às 20h, esta é uma nova encenação de Stephen Medcalf, repleta de cores, paixão e sedução, baseada na premiada produção do Teatro Lírico de Cagliari (2005). 
Em 4 actos, a ópera conta a história de uma cigana sedutora, Carmen, por quem Don José, um elemento do exército, se apaixona e larga tudo para viver uma vida errante. Mas, sedutora e selvagem como é, Carmen não se prende a paixões por muito tempo, deixando Don José louco de ciúme. Enquanto Micaela, sua antiga noiva, vai à sua procura para trazê-lo de volta para casa, ele segue o seu destino trágico em busca do amor de Carmen.
No palco do São Carlos, a meio-soprano israelita Rinat Shaham interpreta o papel principal depois de já o ter encarnado em Roma, Minesota, Monreal, Florida, Nova Iorque, Toronto, Berlim, Sídnei, Estugarda, entre outros. Ainda enquanto “Carmen”, em 2004, foi premiada pela imprensa musical britânica pela sua interpretação no conceituado Festival de Glyndebourne.

Stephen Medcalf assina esta nova encenação, baseada na produção apresentada no Teatro Lírico de Cagliari e que se tornou vencedora do “Prémio Franco Abbiati”, em 2005-06, galardão concedido pela Associação Italiana de Críticos Musicais.
Destaque ainda para a maestrina Julia Jones que dirige a Orquestra Sinfónica Portuguesa, o Coro do Teatro Nacional de São Carlos assim como o elenco composto por Andrew Richards, Yannis Yannissis, Luís Rodrigues, Adriana Damato, Nuno Dias, João Merino, Joana Seara, Luisa Francesconi, Carlos Guilherme e Mário João Alves.  

Sem comentários:

Enviar um comentário