20 maio 2011

Ambiente: Maior Santuário Ecológico do Mundo

O Mato Grosso do Sul, um dos estados mais cativantes do centro oeste brasileiro, destaca-se pelos seus atractivos naturais e ecológicos. O Pantanal evidencia-se neste estado por ser o maior santuário ecológico do mundo considerado a maior planície inundada do planeta, reconhecida como Património Natural da Humanidade desde 1987.
Esse gigantesco ecossistema ocupa uma área de 358.158,7 km2. É refúgio de pelo menos 665 espécies de aves, 2 mil variedades de plantas e 263 espécies de peixes. A riqueza dos rios atrai amantes da pesca. A grande quantidade e variedade de animais convida o turista a mergulhar num cenário natural fascinante e no qual pode ter um contacto directo com seres, que em outros locais estão normalmente protegidos com grades ou cercas.
O Pantanal tem infra-estruturas que permitem a realização de quase todas as variedades de turismo de aventura como o ciclismo de montanha, canoagem, trekking, rapell, desportos de voos e rafting. 
“A variedade natural do Pantanal é impressionante. A mesma região contém bosques, prados e savanas. A diferença da folhagem densa do Amazonas que torna difícil observar os pássaros e outras espécies de animais, o Pantanal é o paraíso dos amantes das fotos, dos pássaros e da natureza, porque a fauna é vista em abundância”, indicou Mário Moysés, presidente da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo).
As inundações anuais no Pantanal, alimentadas por chuvas tropicais, criam um habitat gigante para a vida aquática. À medida que as águas se retiram na temporada seca, o Pantanal atrai uma grande afluência de aves e outros animais como os jaguares, as lontras de rio, e as antas. Assim se constitui em um dos fenómenos naturais mais surpreendentes do hemisfério.

Sem comentários:

Enviar um comentário