20 setembro 2010

Motor: Concept Citroën Lacoste

Dois nomes, CITROËN e LACOSTE, uma visão comum : cultivar a audácia, a criatividade e o optimismo. Foi da partilha destes valores que nasceu o CONCEPT CITROËN LACOSTE. Representante de um estado de espírito, de um modo de vida e mesmo de uma postura, esta viatura torna-se numa óbvia referência ao mundo do lazer e do prazer. Ela privilegia uma interpretação simplificada de um automóvel para partir rumo ao indispensável, embora sem esquecer o requinte, permitindo assim abordar a existência de um modo leve e com uma frescura irresistíveis.

Verdadeira e intrinsecamente CITROËN e mantendo-se tipicamente LACOSTE, posicionado na encruzilhada do mundo automóvel, algures entre a moda e a competição, este « concept-car » realiza múltiplas piscadelas de olho a mundos diferentes. A bordo, a tecnologia também se encaixa num registo lúdico que enfatiza esse aparente paradoxo entre o domínio conceitual e leveza de tom.

Com seu porte activo e sua alegria de vida, sendo em simultâneo tecnológico e inovador, o CONCEPT CITROËN LACOSTE faz das viagens uma experiência inédita, uma aventura sensorial e sem igual para todos os seus passageiros.

Puro, simples e descontraído mas mantendo a sofisticação, o CONCEPT CITROËN LACOSTE coloca a definição do veículo do amanhã num novo patamar, um veículo em que a vontade é de colocar um ponto final à expressão de « sempre mais » em que se baseia muitas vezes o mundo automóvel. Esta viatura vem, assim, alimentar a reflexão da CITROËN nesta abordagem, que incide sobre os elementos essenciais para criar novos modelos, torná-los acessíveis, mas mantendo a ambição em termos de emoções, nomeadamente através da valorização do estilo.

VIVER SENSAÇÕES AMPLIADAS

Em rota contra o que está pré-estabelecido sobre o que deverá ser uma viatura compacta, o CONCEPT CITROËN LACOSTE afirma, alto e bom som, de que existem outras vias.

Chique na sua sobriedade e elegantemente descontraído, este automóvel revela, à primeira vista, uma mudança na morfologia geral do que deve ser um desportivo: uma cintura elevada, guarda-lamas salientes e texturados, portas minimalistas, rodas colocadas nos cantos da carroçaria e jantes que relembram bolas de golfe.

Logo a seguir é o seu físico muito arejado que atrai as atenções, encerrando a promessa de favorecer de um modo claro as sensações de condução, tendo como base as directrizes de engenho e elegância.

Assim, graças às amplas aberturas nas portas da frente e à ausência de tecto rígido, os passageiros têm um contacto directo com os elementos. A viagem a bordo acorda os sentidos, em vez de os manter fechados a bolha protectora que os afasta do mundo, fazendo com que os ocupantes deste modelo evoluam numa idade
própria, onde as sensações são ampliadas. E se tal não fosse suficiente, este « concept-car » permite que se rebaixe na totalidade o pára-brisas, até ao seu completo desaparecimento, fazendo com que nesta configuração, ele se misture com as linhas do capot.

Do seu próprio modo, o modelo avança o seu próprio conceito actual de realidade aumentada em que a percepção do mundo tem uma nova acuidade, como se os sentidos fossem exacerbados.

A elegância do CONCEPT CITROËN LACOSTE está no facto de conseguir transportar esta abordagem para a realidade, conservando a leveza que se encontra na sua génese. O modo de propulsão está, também,
directamente ligado ao processo.

Aqui, não há necessidade de grandes cilindradas que induzam a busca de velocidades proibidas para se viverem emoções fortes. Na verdade, este protótipo optou por um motor de três cilindros a gasolina, bloco adequado para a locomover um veículo com as suas dimensões e peso. Flexível, económico e ambiental, este pequeno motor permite a participação nesta experiência em atmosfera divertida, respondendo perfeitamente à lógica que enfatiza o veículo indispensável, em que se insere o CONCEPT CITROËN LACOSTE.

Sem comentários:

Enviar um comentário