Uma obra ímpar, há muito esperada por uma vasta comunidade. O Dicionário de Língua Gestual Portuguesa, de Ana Bela Baltazar, publicado pela Porto Editora, estará disponível nas livrarias acompanhado de um DVD-ROM.
São mais de 100 000 os indivíduos que constituem a comunidade surda em Portugal, sem contar com familiares, educadores, professores ou técnicos. É para todos eles, e para a população em geral, que se edita o Dicionário de Língua Gestual Portuguesa, que será apresentado na próxima terça-feira, dia 21 de Setembro, às 15:00, na Escola Básica 2/3 de Paranhos, no Porto.
Da autoria de Ana Bela Baltazar, este dicionário assume particular relevância social e cultural tanto pelo contributo para a inclusão de milhares de cidadãos na sociedade, como pela valorização de uma das línguas oficiais do nosso país, facto que será desconhecido por muitos.
Organizado especificamente para o contexto português, o Dicionário de Língua Gestual Portuguesa tem uma estrutura simples e permite uma consulta fácil e rápida. Disponibiliza mais de 5200 entradas, todas elas acompanhadas por imagens ilustrativas – cerca de 15 000 – e pela descrição de todos os gestos enriquecida com ícones e setas.
Esta informação é complementada com a ilustração do alfabeto gestual, algarismos e principais configurações, e, não menos interessante, com a lista de todas as palavras que sofrem alteração do Acordo Ortográfico e respectiva nova grafia.
De destacar que o Dicionário de Língua Gestual Portuguesa é acompanhado por um DVD-ROM, que inclui vídeos de todas as entradas presentes na obra.
Sem comentários:
Enviar um comentário