04 setembro 2010

Entretenimento: Hoje Sessão Dupla na RTP2

Nas margens de uma Europa submetida pelos exércitos nazis, Lisboa e Casablanca são duas cidade-refúgio com saída para a América. Sessão Dupla para revisitar o incontornável Casablanca e ver o português Passagem por Lisboa.

CASABLANCA (Casablanca)
No decorrer da Segunda Grande Guerra, Casablanca é um dos pontos de passagem para Lisboa e daí para os Estados Unidos. Quem tiver um visto para Lisboa sabe que consegue escapar aos nazis. O “Rick’s Bar”, propriedade do americano Rick, é, por sua vez, o centro de Casablanca onde tudo se sabe e tudo acontece. Dois vistos para Lisboa foram roubados a dois alemães. O capitão Renault da polícia manda prender os suspeitos do costume, o que não satisfaz o major nazi Strasser. Rick percebe que Victor Laszlo, uma importante figura da resistência na Europa, está prestes a chegar na companhia da sua mulher Ilsa. Esta teve em tempos uma grande paixão por Rick e está disposta a tudo para salvar o marido dos nazis.

Provavelmente o mais mítico filme da História do Cinema e onde tudo se consubstancia. Amor, traição, guerra, amizade e grandes interpretações. Um grande, grande filme para ver e rever.

Realização: Michael Curtiz
Intérpretes: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid, Peter Lorre, etc.
EUA, 1942, 102 minutos
CCE: Maiores de 12 anos. Filme de Qualidade

PASSAGEM POR LISBOA
Numa noite de Junho de 1940, na zona portuária de Lisboa, um francês é abatido a tiro e lançado ao Tejo. No dia seguinte, na Embaixada Britânica, Ralph, Connie e Jorge, que trabalham na escuta de mensagens alemãs, ficam a saber que a famosa actriz Pola Negri chega a Lisboa nesse dia. Jorge vai vigiar a velha vedeta do cinema no hotel Avenida Palace; em Cascais, na vivenda Espírito Santo, o inspector Antunes observa o banqueiro em animada conversa com dois ilustres convidados: Primo de Rivera e o duque de Windsor. Jorge conduz, mais tarde, um diplomata inglês a casa de Espírito Santo e, apesar do seu ar desinteressado, está consciente da perigosa história de espionagem em que acabava de se envolver.

Destaque para o trabalho de imagem de Mário de Carvalho e para a música de Mário Laginha.
Realização: Eduardo Geada
Intérpretes: Anthony Story, Margarida Reis, Jennifer Hamilton, etc.
Portugal, 1994, 101 minutos
CCE: Maiores de 12 anos

Sem comentários:

Enviar um comentário