O Dia Mundial da Música, assinalado a 1 de Outubro, é comemorado no Museu do Oriente nos dois primeiros dias do mês, com os ateliês “Música do Mundo” e “Pintar a Música”, actividades dirigidas a miúdos e graúdos.
A 1 de Outubro, o ateliê “Música do Mundo”, que conta com três sessões (às 11h, às 14h30 e às 19h), faz as honras da casa e convida os participantes a “viajarem” por diferentes culturas e épocas.
Ao som de melodias de paragens tão próximas e tão longínquas como Portugal, Índia, China, Japão e Timor, a proposta é regressar à década de 40 e revisitar os antigos Armazéns Frigoríficos do Bacalhau, actual Museu do Oriente.
A 2 de Outubro, para que os mais novos possam festejar a linguagem universal – a Música – o Museu apresenta o ateliê “Pintar a Música”, que os leva a descobrir como se compõe uma ópera.
Os pequenos participantes “viajam” até Pequim para aprender, eles próprios, a criar a sua ópera, atendendo a pormenores, desde a importância do drama às interpretações, do cenário ao guarda-roupa.
Ambos os ateliês requerem marcação até dia 27 de Setembro. O ateliê “Pintar a Música” repete a 16 de Outubro, sendo que marcação deve ser feita até dia 11.
Sem comentários:
Enviar um comentário