22 junho 2010

Turismo: Monte Selvagem com actividades de Verão

O Parque Monte Selvagem, em Montemor-o-Novo, tem novas actividades de Verão, agora que as férias começam para miúdos e graúdos, dedicando-se a consciencializar de forma lúdica e divertida para as causas ambientais e de defesa da vida do planeta.

As novidades deste Verão incluem uma série de sete novas actividades pedagógicas e lúdicas, os Ateliês Selvagens, e também acampamentos organizados de 1 noite: Uma noite dormindo com a Natureza.

Estes programas, integrados na estratégia do parque de sensibilização ambiental para 2010, procuram dar a conhecer às famílias as várias componentes ambientais da reserva e, consequentemente, consciencializar os visitantes do seu papel vital no respeito, na valorização do ambiente e na preservação da biodiversidade.

Os Ateliês Selvagens:
Cuidar da Terra todos os Dias é uma actividade que dá a conhecer alguma da biodiversidade do parque e do planeta em geral, através da utilização de biofactos (penas, pelos, ovos, etc., que vão sendo colectados ao longo do tempo e dos vários ciclos de vida dos seres vivos do parque). Alerta também para o aquecimento global e para o efeito estufa.

Ensinar às famílias como vivem os animais e quais as suas características é o assunto retratado nas actividades Mamíferos e Dentes e No Mundo da Passarada. Ambas utilizam diversos materiais reutilizáveis e o barro, bem como existe a possibilidade destas actividades decorrerem dentro do Gaiolão ou noutro qualquer ponto do parque com o apoio dos póneis!

Vamos Salvar a Floresta é a missão do parque, através do ensino dos diferentes constituintes e a importância do “ar puro que respiramos, a água límpida que bebemos, a cama onde dormimos, a cadeira onde descansamos, a mesa onde comemos, o livro que lemos e a paz que sentimos”. A actividade acontece em qualquer ambiente do parque, com recurso a biofactos e actividades manuais.

A Missão Possível: Reduzir, Reutilizar e Reciclar! é um tema que alerta as crianças e os adultos para a necessidade vital de adoptarem medidas a favor da preservação dos recursos naturais.

Na actividade Vamos Fazer Enriquecimento Ambiental! o parque explica a importância da recriação dos habitats naturais em parques como o Monte Selvagem, nomeadamente através da execução de itens de enriquecimento ambiental para uma determinada espécie e sua aplicação no terreno.

Por fim, mas não menos interessantes, estão as pequenas palestras aquando da alimentação de determinados animais: A Hora da Paparoca! As palestras são orientadas para a divulgação de características/curiosidades dos “residentes”, o que poderá ou não envolver a preparação dos alimentos.

Uma noite dormindo com a Natureza:
Reconhecendo a enorme necessidade de educar para um futuro sustentável, o Monte Selvagem criou os campamentos de 1 noite, que apenas ocorrem mediante marcação prévia e em datas específicas (consultar datas no site em www.monteselvagem.pt). Os participantes pernoitam, permitindo-lhes um melhor conhecimento do local, os seus habitats e rotina diária, num ambiente divertido de aventura e de permanente animação e actividades. Destinados a crianças dos 6 aos 12 anos, durante as férias escolares, estes acampamentos proporcionam oportunidades de desenvolverem as suas capacidades de Conhecer, Interpretar e Intervir, contribuindo para a conservação do ambiente e vida selvagem.

Apoiadas por formadores especializados, todas estas actividades decorrem nos 20 hectares do Monte Selvagem, que alberga mais de 400 animais e 75 espécies.

Recorde-se que entre a natalidade registada no parque, contam-se já este ano com muitos nascimentos. Os últimos foram o de 2 cegonhas, 1 zebra, 1 lémure de cauda anelada, 1 elande e várias lebres da patagónia!

As quatro recentes mascotes do Monte Selvagem (um burro, um mocho, uma iguana e um lémure) são a imagem de marca dos programas e actividades diversificadas que prometem momentos de aprendizagem, de diversão e de dinamização nas visitas ao parque.

O Parque Monte Selvagem apresenta também opções de aventura: saltar num trampolim gigante destinado a toda a família, passear de burro ao fim da tarde, brincar nas casas das árvores ou fazer um slide bem animado, são algumas das sugestões.

O Monte Selvagem, sedeado em Montemor-o-Novo, freguesia do Lavre, é um dos mais característicos espaços nacionais de alojamento e protecção da vida animal. Representa investimentos superiores a um milhão de euros em infra-estruturas, tendo recebido mais de 270 mil visitantes, entre escolas e famílias, os principais públicos alvo do espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário