29 junho 2010

Cultura: Festival ao Largo regressa a Lisboa

Depois do sucesso verificado na primeira edição, o Festival ao Largo volta a transformar Lisboa, animando um dos seus largos mais emblemáticos com 29 espectáculos de música sinfónica, coral-sinfónica, dança e bailado entre 26 de Junho e 27 de Julho de 2010. Ao programa inicialmente previsto – até 26 de Julho – é acrescentado agora um novo espectáculo de encerramento no dia 27 de Julho que será interpretado pela Orquestra Sinfónica Juvenil de Macau.

Entre as novidades da edição de 2010 do Festival ao Largo, destaca-se a realização de espectáculos em dois horários diferentes – às 19h00 e às 22h00 – e a participação de agrupamentos internacionais como a Companhia Nacional de Canto e Dança de Moçambique (CNCDM) e a Orquestra Sinfónica Juvenil de Macau. Actuarão cinco orquestras nacionais – Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra do Algarve e a Orquestra Sinfónica Juvenil – três Coros (o Coro do TNSC, o Coro Gulbenkian e as Jovens Vozes de Lisboa) entre outros agrupamentos tais como a Camerata Vianna da Motta e o Lusitania Ensemble (ver calendário em anexo).

O palco do Festival ao Largo 2010 é inaugurado com cultura tradicional africana com dois programas diferentes – Em Moçambique o Sol Nasceu (dança) e Concerto (música) – interpretados pela Companhia Nacional de Canto e Dança de Moçambique. As noites de bailado estão entregues à Companhia Nacional de Bailado (CNB) que actuará ao ar livre com três programas distintos. Assim, serão dois espectáculos compostos por três bailados (Lento para quarteto de cordas de Vasco Wellenkamp, À Flor da Pele de Rui Lopes Graça e 5 Tangos de Hans van Manen), mais dois espectáculos com o bailado Savalliana de Rui Lopes Graça e, para terminar nos últimos dias, uma Gala de Bailado.

O programa de encerramento, só agora divulgado, será entregue à Orquestra Sinfónica Juvenil de Macau que interpretará, com direcção do maestro brasileiro Veiga Jardim, obras de Joly Braga Santos, César Franck e Johannes Brahms.

Durante um mês haverá actuações de diversos agrupamentos com sonoridades totalmente diversas, numa viagem pelo universo de Mozart, Strauss, Mendelssohn, Verdi, Vivaldi, Tchaikovsky, Donizetti, entre outros compositores de música clássica, brasileira e até fado.

Para mais informações, consulte o dossier de imprensa completo em wwww.festivalaolargo.com  

Sem comentários:

Enviar um comentário