22 junho 2010

Solidariedade: Turma do Bem chega a Portugal

António Mexia, Presidente do Conselho de Administração da Fundação EDP, e Fábio Bibancos, cirurgião-dentista brasileiro, fundador da ONG Turma do Bem, foram os anfitriões do evento de apresentação do DENTISTA DO BEM, o maior projecto de voluntariado do mundo e que foi oficialmente lançado em Portugal no Museu da Electricidade no passado dia 14 de Junho.

Este evento teve como objectivo sensibilizar e mobilizar os dentistas portugueses a fazerem parte da rede de voluntariado em Portugal e foi coroado de sucesso com a angariação de 32 dentistas no local. Oficialmente a operar em território nacional, este projecto da ONG brasileira Turma do Bem, conta agora com 60 Dentistas do Bem que se ofereceram como voluntários para proporcionarem o tratamento de jovens.

Num evento que reuniu personalidades portuguesas e brasileiras e que incluiu um showcase de Eugénia Melo e Castro, acompanhada pelo músico e produtor Eduardo Queiroz, a apresentação esteve a cargo de Nilton e Fernanda Freitas. As actrizes Bárbara Paz e Bianca Castanho, parceiras do projecto no Brasil, bem como Patrícia Veiga, jornalista da Folha de São Paulo e representante da Schwab Foundation fizeram parte do Fórum que discutiu a temática.

O projecto DENTISTA DO BEM foi fundado pelo dentista brasileiro, Fábio Bibancos, o único dentista do mundo a participar no Fórum Económico Mundial em Davos e já proporcionou tratamentos a mais de 15.000 crianças no Brasil e América Latina. Bibancos foi reconhecido como empreendedor social pela Fundação Schwab e Ashoka e é um dos empreendedores sociais mais respeitados no Brasil.

Com a operação no terreno desde Março de 2010, Portugal é o primeiro país da Europa a acolher este projecto pioneiro, que conta com o apoio da Fundação EDP.

Os resultados dos rastreios realizados até à data apontam para uma realidade de saúde oral bastante deficitária: das 489 crianças observadas, 109 apresentam problemas dentários muito graves. Com o número de voluntários angariados no evento, será possível assegurar o tratamento às crianças já rastreadas. Nesta primeira fase de implementação do projecto pretende-se que num ano sejam tratadas pelos “DENTISTAS DO BEM” 138 crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário