23 junho 2010

Livro: O Limiar da Sombra

«Uma súbita comoção de ansiosa impaciência percorreu as minhas veias e deu-me uma tal sensação de intensidade de vida como eu nunca sentira até então.»

Escrito em 1915, O Limiar da Sombra é baseado em acontecimentos e experiências que Conrad vivera vinte e sete anos antes e aos quais regressava obsessivamente na sua escrita. Um primeiro comando de um jovem comandante traz consigo uma série de crises: um mar sereno, a tripulação doente e um primeiro-imediato tresloucado que está convencido de que o navio é assombrado pelo espírito tenebroso de um antigo capitão.

É realmente uma obra de «súbita comoção», na qual Conrad consegue transmitir a pura intensidade de vida de um homem que, nas palavras do velho capitão Giles, está preparado para «enfrentar os seus erros, a sua má sorte, a sua consciência». Análise subtil e penetrante da natureza da Humanidade, O Limiar da Sombra investiga a masculinidade e o desejo num subtexto que contrapõe a superfície aparentemente convencional.

Joseph Conrad é um romancista e contista inglês de origem polaca. Nasceu em 1857 e morreu em 1924. Começou a escrever aos 30 anos, após ter servido na Marinha Mercante. Esta sua vivência foi determinante para alguns traços característicos da sua escrita, nomeadamente a predilecção pelo mar, pelas paisagens exóticas e pelo tema da heroicidade, tratado sempre com um certo cepticismo. Conrad é autor, entre outras obras, de Lord Jim (1900), O Coração das Trevas (1902), Nostromo (1904), O Agente Secreto (1907) e A Estalagem das Duas Bruxas (1913), todos publicados pela Europa-América.

Pvp: 9.55€

Sem comentários:

Enviar um comentário