23 junho 2010

Marca: Superbrands® divulga marcas de excelência eleitas em 2010

A Superbrands®, entidade independente que tem como objectivo promover o reconhecimento de marcas de excelência em mais de 88 países, acaba de apresentar as marcas eleitas em 2010, em Portugal. Este ano, pela primeira vez, a Superbrands® elaborou um estudo exclusivo para as marcas aderentes, um Brand Equity Research, desenvolvido pela My Brand.

“Superbrands são marcas que oferecem significativas vantagens físicas e/ou emocionais, face às marcas concorrentes, as quais de uma forma consciente e/ou inconsciente os consumidores desejam, reconhecem e repetidamente procuram”, explica Rodrigo Correia, Senior Partner da Superbrands®. “Uma Superbrand é sobretudo uma marca forte, com uma imagem positiva, altamente diferenciadora, capaz de gerar atitudes e comportamentos favoráveis, de estabelecer relações sólidas com os seus públicos, o que lhe confere uma vantagem competitiva forte e sustentável”, acrescenta.

Em 2010, o apuramento das Marcas em Portugal foi feito em duas fases distintas. Numa primeira fase, o Conselho Superbrands, constituído por personalidades altamente respeitadas no meio, seleccionou 1.200 marcas. Numa segunda fase foi feito um inquérito online em que o público consumidor foi convidado a classificar espontaneamente três marcas por cada um dos seguintes atributos: Marcas únicas, em que mais confia, com as quais se identifica, satisfazem as suas necessidades, são mais conhecidas.

Numa ponderação efectuada pela Mybrand Intelligence Unit, entre as marcas votadas pelo Conselho e as 45.000 marcas votadas pelo consumidor obteve-se a lista das Marcas elegíveis para aderir ao projecto Superbrands®. As marcas apuradas são convidadas a participar no programa Superbrands® e 30 delas estão presentes no Livro Superbrands® Portugal 2010.

Este ano e pela primeira vez, foi elaborado um estudo exclusivo para as marcas aderentes, um Brand Equity Research, desenvolvido pela My Brand, que inclui: comparação das “Dimensões de Excelência” entre a Marca, Marca concorrente e uma outra marca líder (Dimensões: Marcas únicas, em que mais confia, com as quais se identifica, satisfazem as suas necessidades, são mais conhecidas); um Estudo de Arquétipos (Archetypal Branding); análise dos traços de personalidade da marca percepcionados pelo consumidor; a reputação e a qualidade da Marca.

Para saber mais sobre a Superbrands® consulte: http://www.superbrands.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário