23 junho 2010

Gastronomia: Quinta de Simaens é ouro no "Melhor Vinha 2009"

O recurso a novas tecnologias e a adopção de medidas profilácticas muito rigorosas foram dois dos aspectos que valeram à Quinta de Simaens, em Felgueiras, propriedade da Sociedade dos Vinhos Borges, a Medalha de Ouro no concurso «Melhor Vinha 2009». Esta iniciativa, organizada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), visa promover, na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, uma viticultura de qualidade, que respeite o ambiente, e, simultaneamente, criar um espírito inovador, jovem, empresarial e dinâmico.

Com o respeito pelo ambiente sempre presente, a Quinta de Simaens tem vindo a implementar e adoptar novas tecnologias, traduzindo-se no aumento da mecanização ao nível da poda Verde e tratamento das linhas, na instalação de novos Sistemas de Condução, na manutenção do solo (manutenção de relvados) e em novos equipamentos de pulverização. Na Quinta de Simaens, foram ainda adoptadas medidas profilácticas muito rigorosas, nomeadamente no que respeita a tratamentos fitossanitários.

As explorações a concurso são avaliadas por um júri composto por cinco elementos e de acordo com diversos parâmetros técnicos, como o sistema de condução, intervenções em verde, tratamentos fitossanitários, amanhos do solo, entre outros.

Este concurso é organizado pela CVRVV desde 2001, sendo que, a partir de 2005, a sua periodicidade passou a ser de dois em dois anos (2005, 2007, 2009).

Sem comentários:

Enviar um comentário