23 junho 2010

Cultura: Exposição MASTERPIECES da Galeria AR - PAB vai estar em Londres

MASTERPIECES - Pegadas dos Portugueses no Mundo é a mais recente exposição da Galeria AR - PAB, sob a coordenação de Álvaro Roquette e Pedro Aguiar Branco, a decorrer entre os dias 27 de Maio a 12 de Junho, na Rua D. Pedro V, 69, em Lisboa.

Após a apresentação em Lisboa de um conjunto de peças representativo da influência portuguesa pelo mundo, a colecção MASTERPIECES vai estar presente numa das mais importantes exposições de peças raras que remontam à antiguidade, e outras mais de cariz contemporâneo, de variadíssimas áreas e oriundas de diversos países, a decorrer em Londres, no Former Chelsea Barracks, entre os dias 24 e 29 de Junho.

Álvaro Roquette e Pedro Aguiar Branco, proprietários da Galeria AR - PAB são os mentores do projecto - MASTERPIECES - Pegadas dos Portugueses no Mundo –, uma colecção que reúne um conjunto de nove peças oriundas de vários pontos do mundo e que registam uma forte influência portuguesa embrenhada na cultura de outros povos.

Catálogo MASTERPIECES - Pegadas dos Portugueses no Mundo
O catálogo sobre esta colecção surge da necessidade de disponibilizar ao público apreciador de coleccionismo, antiguidades e culturas ancestrais, novas obras com qualidade estética e com carga histórica de relevo, traduzida através do registo das peças representadas. Este catálogo foi desenvolvido com o apoio de alguns especialistas que contribuíram com o seu conhecimento e know-how para a obtenção de diferentes abordagens e novos pontos de vista nesta área das artes decorativas, por vezes tão amplamente enigmática e de um valor imensurável.

“Continuam hoje como ontem a ser as minhas escolhas, estas nove pegadas ou marcas apresentadas, alguns são objectos de fé produzidos por povos do Mundo tão diferentes entre si e que a dimensão espiritual aproximou, naquele que foi chamado o século cristão no Japão, mas que em boa verdade também o foi em todo o Oriente. Outros são objectos de luxo fabricados em materiais do mundo natural como o coco, as madeiras raras, o marfim, as pedras preciosas e que pela mão do homem se tornaram utilitários preciosos e coleccionáveis”, refere Pedro Aguiar branco sobre a colecção MASTERPIECES.

Sem comentários:

Enviar um comentário