06 outubro 2010

Música: Yolanda Soares no Coliseu de Lisboa

Num evento que contou com o apoio do Montepio, Yolanda Soares apresentou ontem, dia 5 de Outubro, o seu mais recente trabalho musical denominado "Metamorphosis”, num espectáculo de elevada intensidade em termos de luz, cor e movimento, que teve como palco o Coliseu dos Recreios de Lisboa.

Cerca de 1.600 pessoas ali puderam interiorizar toda a força da sua interpretação musical, assente nos valores de qualidade, excelência, versatilidade e originalidade, que são apanágio das suas interpretações. Um cruzamento de conceitos que se traduziu num evento de sonoridade ímpar.

O espectáculo desta cantora de timbre versátil – o seu registo musical abrange um alargado leque de interpretações, que vão do ligeiro ao lírico, sempre com uma impressionante harmonia – iniciou-se com uma
interpretação apenas instrumental da responsabilidade de Abel Chaves, que compõe a maioria das canções de Yolanda Soares. Seguiu-se a entrada em palco da cantora interpretando o tema “Mundana”.

O alinhamento deste soberbo espectáculo teve continuidade com os restantes 13 temas deste seu segundo CD, como o denso “Fugir Até Onde Puder”, o rebelde “A Quem Pertenço”, a balada lírica “Rollis Lied” ou o inigualável “Kéni Inderó”, melodia de linguagem inventada mas facilmente entoado, para além, claro, do tema “Mare Magnificat”, que tem honras de abertura no disco. Pelo meio, Yolanda Soares interpretou alguns temas extra – como o “1001 Caravelas” – e agradeceu a Lisboa com o tema “Olissipo” que é dedicado à  cidade das sete colinas, curiosamente interpretado em inglês e latim. A fechar o seu espectáculo de rock sinfónico, que num ápice evolui de guerreira lutadora para uma sonhadora meiga e romântica, interpretou o intenso “Rimango Sola”.

A metamorfose de Yolanda Soares no Coliseu de Lisboa, em termos vocais e visuais, foi tomando forma ao longo de um espectáculo inolvidável de cerca de hora e meia. Ao longo do mesmo foi coadjuvada por vários
acompanhantes: um corpo de baile com cinco elementos da “Artist Academy”, o Coro Infantil de Santa Joana, o coro adulto Ensemble Vocal Maria e um conjunto de cordas entitulado Coliseum String Ensemble. A merecer enorme destaque e também enorme aplauso foi a estreia inédita de um carrilhão de 26 sinos, numa magnífica produção da By the Music.
A fusão de géneros tão díspares como o rock e o clássico, com uma pitada de música electrónica e o indispensável Fado, parecia impossível… até ao surgimento de Yolanda Soares. Uma artista de várias facetas para lá da pura interpretação, pois cabem-lhe grande parte das composições (letra e música) das suas melodias e uma parte significativa da coreografia e imagem associadas aos seus espectáculos. Uma “Metamorphosis” na sua plena expressão!

Yolanda Soares ruma agora até ao norte do país, apresentando este mesmo espectáculo no dia 8 de Outubro no Coliseu do Porto. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais: bilheteira da sala, Fnac, agência Abreu, Worten, CC Dolce Vita, Megarede e El Corte Inglés (Gaia e Lisboa). As reservas e demais informações podem ser obtidas através do número 707 234 234 e nos sites www.ticketline.sapo.pt. Dados adicionais estão disponíveis em www.yolandasoares.com e www.bythemusic.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário